Última hora

Valter Hugo Mãe dirige coleção de poesia que chega às livrarias na próxima semana

15 Fevereiro 2019
Valter Hugo Mãe dirige coleção de poesia que chega às livrarias na próxima semana
Cultura
0

O escritor Valter Hugo Mãe vai inaugurar a coleção de poesia “Elogio da Sombra”, com os autores José Rui Teixeira, Isabel de Sá, Andreia C. Faria e Luís Costa.
“Estamos a viver um tempo particularmente feliz na poesia portuguesa. De 2010 para cá, há um conjunto de autores e sobretudo mulheres que têm estreado e criado opulência nestes anos, que me parece poder anunciar uma das mais interessantes gerações da poesia portuguesa de sempre”, afirmou o escritor Valter Hugo Mãe, sobre a chegada às livrarias, no próximo dia 23 de fevereiro, da coleção que dirige.
“Fascinado pela poesia” e sendo um sonho seu voltar a ser editor, Valter Hugo Mãe afirmou que não queria ficar como “passivo espetador convencional” face ao momento que se vive, e “queria muito sugerir” títulos e autores, referindo que “um editor pode ser uma companhia que motiva e proporciona possibilidades”, e é neste papel que se vê “com prazer”.
Questionado sobre o nome da coleção, “Elogio da Sombra”, a primeira de poesia da Porto Editora, Valter Hugo Mãe disse que foi uma ideia sua.
“Interessa-me muito esta ideia dual, a hipótese de o poeta poder ser o ‘lado B’ das coisas, o indivíduo que presta atenção àquilo que fica obscuro. Ao mesmo tempo, a poesia é como aquele parente menos visível, menos solar, e por isso já é consciente que [nós, os poetas,] seremos menos, digamos assim”. E acrescentou: “aqueles que se preocupam com o esclarecimento das angústias, ternamente preocupados com as angústias”.
Sobre a escolha dos quatro nomes, que inclui um estreante, Luís Costa, “que não é um jovem, mas um homem de mais de 50 anos”, o responsável explicou: “fui ao encontro daquilo que me parecia mais urgente”.
“Via com muita perplexidade a Isabel de Sá sem editar há tanto tempo; foi com muita maravilha que fui assistindo à estreia da Andreia C. Faria, à sua evolução, à sua maturidade assombrosa; o José Rui Teixeira é um poeta que admiro imenso, um poeta rigoroso e que há muito devia estar protegido por uma chancela mais robusta, e o Luís Costa traduz muita coisa, escreve muito e quase obstinadamente, publica na sua página [na rede social] Facebook alguns versos [e] pensamentos”, afirmou Valter Hugo Mãe.
A apresentação da coleção de Valter Hugo Mãe “Elogio da Sombra” e das suas primeiras quatro obras realiza-se no próximo dia 23, no âmbito do festival Correntes d’Escritas, que decorre na Póvoa de Varzim, ao longo da próxima semana.