Última hora

Ricardo Santos é candidato à Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde

4 Fevereiro 2019
Ricardo Santos é candidato à Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde
Local
0

Hoje há eleições na Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e pela primeira vez há duas listas concorrentes.
Joaquim Costa encabeça a Lista B e apresenta António Martins Alves à Assembleia Geral e Maria Eduarda Silva ao Conselho Fiscal.
Ricardo Santos encabeça a Lista A e apresenta Alfredo Martins para a Assembleia Geral e Amadeu Dores para o Conselho Fiscal.

O que o motivou a candidatar-se à presidência da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde?

A nossa candidatura surge da vontade e do apelo de um conjunto alargado de empresários vilacondenses, que sentem que a nossa Associação não tem conseguido protagonizar um papel ativo e dinâmico na vida do tecido empresarial vilacondense. Gerou-se uma inércia total, pautada pela ausência de uma ação inovadora e vanguardista, necessária à melhoria e ao crescimento do setor empresarial.
Protagonizamos uma candidatura positiva, multissetorial, transversal a todo o concelho, aberta a todos aqueles que queiram ajudar a melhorar e a dinamizar a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde. Estamos imbuídos de um sentido de missão, muito motivados e entusiasmados com a recetividade com que temos sido recebidos por parte de todos os sócios que visitámos. O incentivo de todos encorajou-nos e impulsionou-nos a avançar com este movimento de empresários, interessados em alavancar o tecido comercial e empresarial do nosso concelho.

No caso de ser eleito, quais as novidades e projetos que pretende implementar na Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde?

A nossa candidatura está assente em quatro pilares fundamentais.
Relativamente ao Pilar do Comércio, Indústria e Serviços, sentimos que esse deve ser o nosso principal foco de ação e a nossa grande prioridade. Iremos criar um conjunto de atividades e de eventos, promotores de uma maior dinamização comercial, que traga mais consumidores para as nossas ruas, interessados nos produtos dos nossos estabelecimentos. Também é nossa intenção fomentar a criação de estruturas de proximidade da Associação em relação a todas as freguesias, através do apoio à dinamização de eventos para todos os setores de atividade. No setor industrial pretendemos realizar protocolos com as Universidades e Institutos públicos, promovendo parcerias entre os centros de conhecimento e o setor industrial, criando programas de crescimento e modernização.
No Pilar da Modernização e Investimento, pretendemos acompanhar os programas Portugal 2020 de forma ativa e próxima das nossas empresas. Todos sabemos a importância do constante investimento para que as empresas se tornem competitivas e em ascensão. Ajudar a criar um tecido empresarial moderno, audaz e vanguardista deve ser o nosso principal foco de ação. Os apoios comunitários têm de ser vistos como uma ferramenta complementar à política de investimento das empresas e a Associação, ao incentivar o acesso às candidaturas disponíveis neste quadro, estará a promover a criação de um grupo empresarial mais forte e coeso.
No que concerne ao Pilar da Comunicação, também sentimos que muito se pode melhorar na questão da comunicação, como por exemplo, dinamizar as redes sociais e renovar o Jornal do Empresário. Iremos criar uma equipa de apoio ao marketing para dar mais visibilidade aos nossos produtos e serviços.
Por último, o Pilar da Formação, com especial enfoque no papel da Escola Profissional. Pretendemos implementar um plano de melhoria qualitativa, aumentando, gradualmente, a oferta formativa, bem como, protocolos com empresas. Através de programas de estágios, desenvolvidos nessas empresas, promove-se a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Assumimos, ainda, o compromisso de, no decurso do nosso mandato, sermos rigorosos e ambiciosos na consecução dos nossos objetivos, empenhados em atingir níveis de competência de vanguarda, em prol do prestígio da nossa Associação.

Os espaços comerciais de grande envergadura são uma mais-valia para Vila do Conde ou têm prejudicado a economia local?

O concelho de Vila do Conde tem uma tradição centenária no comércio, com o setor agrícola, piscatório e comercial fortes e dispersos por todo o concelho. Todas essas empresas foram evoluindo e hoje sabemos que as grandes unidades comerciais são uma ameaça ao comércio de rua. Essa ameaça tem sido combatida no nosso concelho muito pela força dos nossos comerciantes que fazem um grande esforço para manterem os seus negócios atrativos, dinâmicos e com sucesso. O atendimento de proximidade e a qualidade dos produtos poderão fazer a diferença.

A Zona Industrial da Varziela, para além das empresas nacionais e internacionais lá instaladas, tem a maior comunidade chinesa do País. A sua candidatura tem algum plano em particular para tentar captar mais empresas para ali se alojarem e, consequentemente, criarem mais emprego para Vila do Conde?

Com é sabido a comunidade chinesa de Vila do Conde é a maior de Portugal e, obviamente, a Associação Comercial encara estes empresários como parceiros económicos. Sendo a nossa candidatura aberta e abrangente, valorizamos este setor económico do nosso concelho. Consideramos que a Zona Industrial da Varziela tem potencial para crescer e abraçar novas empresas, como tal, tencionamos acompanhar de perto a sua evolução.

A Escola Profissional de Vila do Conde, sob alçada da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, é uma instituição de ensino bastante requisitada e tem alunos até dos concelhos limítrofes. Tem alguma iniciativa prevista para a Escola Profissional de Vila do Conde?

A aposta na formação é um dos pilares fundamentais do programa da nossa candidatura. Pretendemos apoiar a Escola Profissional e aproximá-la, ainda mais, dos empresários vilacondenses, criando mais protocolos de cooperação e de integração de estagiários nas empresas locais. Queremos melhorar as condições dos alunos e professores e proporcionar-lhes mais mecanismos tecnológicos e de conhecimento, para que possam continuar a formar bons profissionais.

Tendo em conta que há duas candidaturas à Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, qual é a marca diferenciadora da sua?

Sentimo-nos motivados a levar por diante este nosso projeto, pela vontade que nos move em fazermos a diferença. Somos uma equipa renovada e motivada em não defraudarmos a confiança que os empresários depositam em nós. O nosso rumo só tem uma direção: alavancar a economia local, através da revitalização da ação da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde. O nosso projeto assume-se como uma oportunidade de viragem, contra a inércia e a falta de horizontes de modernidade e competitividade.

A Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde está marcada para as 17 horas, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, e o principal ponto da ordem de trabalhos é a eleição dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2019/2022. A Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde decorre até às 21h30.