Última hora

Prémio internacional de arquitetura distingue casa de Vila do Conde de Raulino Silva

4 Fevereiro 2019
Prémio internacional de arquitetura distingue casa de Vila do Conde de Raulino Silva
Local
0

A Casa Touguinhó 3 de Vila do Conde, desenhada pelo arquiteto Raulino Silva, venceu o prémio internacional IF Design Award 2019, na categoria de Arquitetura.
A distinção foi instituída em 1953 pelo IF – International Fórum Design GmbH, a organização de design independente mais antiga do mundo, com sede em Hannover, na Alemanha.
Para a edição deste ano, os promotores receberam mais de 6.400 inscrições enviadas de 50 diferentes países, explicou, em comunicado, o arquiteto distinguido, formado pela Escola Superior Artística do Porto.
A Casa Touguinhó 3 foi a escolhida na área da arquitetura por um júri de 67 membros, composto por especialistas independentes de todo o mundo.
A habitação, concluída em 2016 no concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, é uma vivenda de tipologia T3 com quatro pátios interiores que, segundo o gabinete que a desenhou, “alia a premissa de um espaço contemporâneo com um desenho simples e funcional”.
O projeto já tinha sido distinguido em 2018 nos International Architecture Awards, atribuído nos Estados Unidos, e nos Urban Design e Architecture Design Awards, reconhecido na Índia.
Antes, em 2017, foi premiada nos Iconic Awards, na Alemanha, obteve o terceiro prémio no Baku International Architecture Award, no Azerbaijão, e foi distinguida como Best Project 2017 no Archilovers, em Itália.
De acordo com o comunicado, a entrega do prémio agora atribuído ocorre em março, em Munique, na Alemanha, num mês em que trabalhos distinguidos pelo IF Design Award 2019 vão estar em exposição noutra cidade alemã, a de Hamburgo.
O prémio IF Design Award 2019 é o segundo que o gabinete de arquitetura de Raulino Silva conquista no espaço de uma semana, depois de ganhar o prémio Design And Build Awards 2019 da revista de construção Build Review, em Stafforshire, na Inglaterra.