Última hora

Novo livro de Nélida Piñon vai ser apresentado no Correntes d’Escritas na Póvoa de Varzim

11 Fevereiro 2019
Novo livro de Nélida Piñon vai ser apresentado no Correntes d’Escritas na Póvoa de Varzim
Cultura
0

O novo livro de Nélida Piñon, “Uma Furtiva Lágrima”, que reúne pensamentos, reflexões, memórias, aforismos e confissões da autora brasileira, vai ser apresentado no Correntes d’Escritas na Póvoa de Varzim.
Nélida Piñon foi distinguida em dezembro com o Prémio Vergílio Ferreira, promovido pela Universidade de Évora, pela “latitude e profundidade da sua obra, que revela uma linguagem capaz de estabelecer e harmonizar um diálogo fértil entre a memória feminina e a história”, segundo o respetivo júri, que foi presidido pelo catedrático Antonio Sáez Delgado.
Segundo comunicado da editora, “Uma Furtiva Lágrina” é um “livro de memórias na linha de ‘Livro das Horas’”, publicado pela autora em 2012.
“Uma narrativa de impressões sobre a vida e a morte, sobre as relações humanas, o amor, a paixão, a pertença”, lê-se no mesmo comunicado, referindo que este novo título “reúne pensamentos, reflexões, memórias, aforismos e confissões”.
Nelida Piñon, autora de romances como “A Casa da Paixão”, afirma: “Escrever é o que sei fazer. Narrar me insere na corrente sanguínea do humano e me assegura que assim prossigo na contagem dos minutos da vida alheia. Pois nada deve ser esquecido, deixado ao relento. Há que pinçar [segurar] a história dos sentimentos a partir da perplexidade sentida pelo homem que na solidão da caverna acendeu o primeiro fogo”.
Nélida Piñon, de 81 anos, tem a sua extensa produção literária traduzida em diversas línguas, tendo sido distinguida com diversos prémios. Nascida no Rio de Janeiro, em 1937, Nélida Piñon foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras, em 1996, tendo iniciado a carreira literária na década de 1960. É autora de cerca de dez romances, além de ensaios, livros de contos, crónicas e ficção infantil. Em Portugal, a escritora tem editados, entre outros, os títulos “A República dos Sonhos”, “Livro das horas” e “Aprendiz de Homero”.
O livro “Uma Furtiva Lágrima”, de Nélida Piñon, vai ser apresentado pela jornalista e escritora Leonor Xavier, no dia 20 de fevereiro, na sala dos Atos do Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, no âmbito do festival literário Correntes d’Escritas.