Última hora

Três filmes portugueses nomeados para Prémios Quirino 2019

25 Janeiro 2019
Três filmes portugueses nomeados para Prémios Quirino 2019
Cultura
0

Os filmes portugueses “Agouro”, “Entre sombras” e “O chapéu” estão nomeados para os Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, cuja segunda edição vai decorrer em abril em Espanha.
Os Prémios Quirino foram criados em 2018 para reconhecer a produção de quem trabalha no cinema de animação do espaço ibero-americano, dos dois lados do Atlântico. Mais de 20 países, incluindo Portugal, estiveram na criação destes prémios.
Nesta segunda edição, para melhor curta-metragem ibero-americana estão indicados “Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá, e “Entre sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães.
“Agouro” concorre ainda para o prémio de melhor desenvolvimento visual de obra de animação e “Entre Sombras” está ainda nomeado para melhor desenho de som e música original.
Na categoria de melhor curta-metragem de contexto escolar está “O chapéu”, trabalho de mestrado de Alexandra Allen, feito no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Todos eles já foram exibidos em vários festivais, nomeadamente Annecy (“Agouro”), Curtas de Vila do Conde (“Entre Sombras”) e IndieJúnior (“O chapéu”).
Destaque ainda para a nomeação, divulgada esta semana, de “Entre sombras” para os Césares, os prémios de cinema em França.
Segundo a organização, os filmes nomeados serão avaliados por um júri internacional, que vai selecionar três finalistas em cada categoria.
Em paralelo à cerimónia dos prémios, marcada para os dias 5 e 6 de abril em Tenerife, Espanha, vai acontecer um Fórum Ibero-americano de Coprodução e um Congresso Internacional da Animação Ibero-americana, dirigidos a profissionais da animação.
Os prémios foram batizados em homenagem ao realizador italo-argentino Quirino Cristiani.