Última hora

Pé Ante Pé e Amigos do Mindelo plantam árvores na ROM de Vila do Conde

11 Janeiro 2019
Pé Ante Pé e Amigos do Mindelo plantam árvores na ROM de Vila do Conde
Local
0

Face ao estado de degradação ecológica da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, sobretudo no tocante à presença de inúmeras espécies vegetais exóticas de cariz infestante, que há cerca de 2 anos que a Associação Pé Ante Pé de Vila do Conde começou a desenhar um projecto que visa a remoção dessas mesmas espécies e a sua substituição por espécies nativas.
Numa primeira fase, após a recolha de sementes e estacas, a Associação Pé Ante Pé de Vila do Conde promoveu um viveiro experimental em dois espaços gentilmente cedidos por associados. Com o sucesso das sementeiras, rapidamente surgiu a necessidade de um viveiro definitivo, melhor preparado e funcional, com estrutura de sombreamento e rega automatizada. E surgiu, então, um protocolo com MADI, Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual, que não só cedeu o espaço e água necessários, como dezenas de dedicadas mãos dos seus utentes.
Na manhã do passado dia 27 de dezembro de 2018, a Associação Pé Ante Pé e a Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente fizeram a primeira plantação de árvores autóctones na área protegida da Reserva Ornitológica de Mindelo, na freguesia de Mindelo, em Vila do Conde.
Da primeira plantação de árvores autóctones na área protegida da Reserva Ornitológica de Mindelo pela Associação Pé Ante Pé e pela Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente, foram ao todo, mais de 70 árvores de várias espécies plantadas pelos voluntários, entre carvalhos-alvarinho, sobreiros, castanheiros, pinheiros-bravos e mansos, bem como alguns pilriteiros, azevinhos e padreiros.
Para além das árvores plantadas, a Associação Pé Ante Pé e a Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente procederam à remoção de um elevado número de plantas infestantes do local, nomeadamente chorão-das-praias.
A Associação Pé Ante Pé e a Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente aproveitaram para utilizar estas plantas, após a remoção das raízes, como matéria orgânica para ajudar ao crescimento das árvores plantadas e durante os próximos meses vão acompanhar a plantação para verificar o crescimento das árvores e a proliferação das espécies invasoras.