Última hora

Fatura da água aumenta 4% em Vila do Conde e ligações à rede vão ser gratuitas

2 Janeiro 2019
Fatura da água aumenta 4% em Vila do Conde e ligações à rede vão ser gratuitas
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai atenuar a subida da tarifa da água no concelho, tendo acordado com a empresa Indaqua que o aumento, em 2019, vai ser de 4% e não de 6% como estava previsto.
O anúncio foi feito hoje por Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, depois das negociações com a empresa que detém a concessão do fornecimento e distribuição de água no município que geraram um memorando de entendimento que terá, ainda, de ser ratificado pelas entidades competentes.
“Conseguimos alterar determinadas cláusulas do contrato, indo ao encontro da vontade dos vila-condenses de verem minimizados os custos na fatura da água. Foi um trabalho moroso, de grande complexidade a nível financeiro, mas em que conseguimos um entendimento que nos parece ter impacto significativo para os vila-condenses”, salientou Elisa Ferraz.
A autarca revelou, ainda, que durante as negociações com a Indaqua ficou acordado que, a partir deste ano, todas as novas ligações das habitações à rede passam a ser gratuitas, havendo, também, o compromisso de a empresa aumentar a abrangência do sistema de distribuição e saneamento nas freguesias que ainda não têm cobertura total.
“Para o futuro, e durante toda a concessão, as novas ligações à rede, assim como as tarifas associadas, passam ser gratuitas, havendo, ainda, a garantia da Indaqua de continuar a investir nas infraestruturas no concelho, levando-as a Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada”, acrescentou Elisa Ferraz.
Elisa Ferraz reconheceu que para estas negociações a Câmara de Vila do Conde teve de colocar em cima da mesa algumas contrapartidas à empresa, nomeadamente abdicando de parte do valor das rendas cobradas à Indaqua pela utilização do sistema municipal, que representa uma receita anual a rondar os 400 mil euros.
“Tivemos de dar contrapartidas financeiras, negociando parte das rendas que o município recebe, num valor que não chega a metade do total que arrecadamos, mas que em breve, quando o processo estiver fechado, com as adendas ao contrato de concessão, será divulgado”, partilhou Elisa Ferraz.
Para atenuar, também, a subida da fatura da água, a Câmara Municipal de Vila do Conde decidiu não atualizar a tarifa relativa ao sistema de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos.
Todos estes aspetos relativos aos tarifários vão ter de ser aprovados na reunião do executivo vilacondense, assim como na Assembleia Municipal de Vila do Conde, precisando, ainda, de um parecer da ERSAR, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.