Última hora

Aires Pereira integra Comité das Regiões da União Europeia

12 Dezembro 2018
Aires Pereira integra Comité das Regiões da União Europeia
País
0

Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esteve nos dias 5 e 6 de dezembro, na 132.ª Reunião Plenária do Comité das Regiões, organismo da União Europeia de que passou a ser membro efetivo.
A partir de agora, a Póvoa de Varzim tem um membro efetivo integrante na Delegação Portuguesa do Comité das Regiões, constituída por 12 membros e presidida por José da Cunha Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Esta sessão marcou o início da participação da Póvoa de Varzim nesta organização de elevada importância para as Cidades e Regiões da Europa.
Os temas principais debatidos nesta 132.ª Reunião Plenária do Comité das Regiões foram orçamento, clima, ambiente, e assuntos globais, como a saída da Inglaterra da União Europeia.
O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 28 países da União Europeia. O Comité das Regiões Europeu proporciona um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto direto nas regiões e nas cidades.
Através do Comité das Regiões Europeu as regiões e as cidades têm voz ativa no processo legislativo europeu, garantindo esta instância que os interesses e as necessidades das autoridades regionais e locais são devidamente considerados.
Os membros do Comité das Regiões Europeu são representantes eleitos de autoridades regionais e locais, que são nomeados para um mandato de cinco anos, constituindo a respetiva delegação nacional que reflete os equilíbrios políticos, geográficos, regionais e locais desse país.
A Delegação Portuguesa do Comité das Regiões da União Europeia passa, assim, a ser composta pelos membros efetivos Miguel Filipe Machado de Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, Álvaro dos Santos Amaro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Ricardo Bruno Antunes Machado Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, Fernando Medina Maciel de Almeida Correia, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Basílio Adolfo de Mendonça Horta da França, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, João Nuno Ferreira Gonçalves de Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, José Agostinho Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luís Miguel da Silva Mendonça Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, José Maria da Cunha Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Aires Henrique do Couto Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, e Vasco Alves Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.