Última hora

Vila do Conde é a melhor freguesia para viver no Grande Porto

29 Novembro 2018
Vila do Conde é a melhor freguesia para viver no Grande Porto
Local
0

Os moradores de Vila do Conde talvez já saibam, mas agora têm um estudo para confirmar quando quiserem comprovar que a sua freguesia é a melhor para se viver no Grande Porto.
A Imovirtual, portal imobiliário, foi a responsável pela pesquisa, realizada junto de mais de 2.850 indivíduos residentes em Portugal, apresentada na passada terça feira, 27 de novembro, que resultou numa listagem das dez melhores freguesias para se habitar na região. A análise teve em conta as freguesias que receberam no mínimo 20 respostas cada, num total de 36.
Segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento foram os parâmetros segundo os quais as localidades foram avaliadas pelos seus residentes.
Vila do Conde alcançou as melhores avaliações entre todas as freguesias dos concelhos analisados: Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. Numa escala de 1 a 5, Vila do Conde teve em limpeza 4,45, na qualidade do ar 4,39 e em acessos e segurança teve 4,26 em ambos os pontos.
A cidade da Maia, com 4,16, Arcozelo, com 4,09, Matosinhos e Leça da Palmeira, com 4,08, São Félix da Marinha, com 4,05, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com 4,00, Santo Tirso, Couto e Burgães, com 4, Mafamude e Vilar do Paraíso, com 3,92, São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, com 3,92 e Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, com 3,91, completam a lista das melhores 10 freguesias para se viver do portal imobiliário Imovirtual.
As freguesias de Pedroso e Seixezelo, com 3,68, Baguim do Monte, com 3,68, Oliveira do Douro, com 3,68, Bougado (São Martinho e Santiago), com 3,65, Ermesinde, com 3,65, Fânzeres e São Pedro da Cova, com 3,63, Valongo, com 3,59, Campanhã, com 3,45, Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, com 3,40 e Serzedo e Perosinho, com 3,33, são as piores classificadas deste estudo, que recolheu dados entre os meses de abril e setembro deste ano.