Última hora

Slicedays ganha concessão do Convento de Santa Clara de Vila do Conde à Visabeira

28 Novembro 2018
Slicedays ganha concessão do Convento de Santa Clara de Vila do Conde à Visabeira
Economia
0

O grupo açoriano Slicedays, proprietário de três unidades hoteleiras nos Açores e na Madeira, ganhou a concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, na disputa com a Empreendimentos Turísticos Montebelo, do grupo Visabeira, através do concurso público Revive.
A empresa Slicedays apresentou um projeto para a construção de um hotel de charme de 5 estrelas, com 90 quartos, e o investimento previsto é superior a 8 milhões de euros.
A concessão a atribuir para o Concento de Santa Clara vai ser por um prazo de 50 anos e obriga a Slicedays a várias intervenções no edifício para a sua readaptação, mas sem mexer na sua traça original.
O novo empreendimento, com abertura prevista para 2021, vai dispor de restaurante e spa, entre outros equipamentos e deverá criar 50 postos de trabalho.
Uma parte do edifício do Convento de Santa Clara vai passar a estar acessível ao público em geral, com acesso independente e gestão direta da Câmara Municipal de Vila do Conde através de um Centro Interpretativo.
O Mosteiro de Santa Clara, que fez este ano 700 anos, está na posse do Estado desde 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas, funcionando, posteriormente, durante vários anos, como reformatório e escola profissional. O edifício está sem utilização desde 2007, tendo sido sujeito a obras de manutenção em 2015, através de fundos comunitários sob a tutela do Município de Vila do Conde, mantendo-se como um dos mais icónicos monumentos do concelho da foz do rio Ave e do País.
Agora através do Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, para valorizar e recuperar o património sem uso, vai ser concessionado com o objetivo de reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
Até ao momento já foram lançados 10 concursos ao abrigo do Programa Revive, estando ainda abertos os concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, e o Mosteiro de Arouca.
O Ministério da Economia indicou que vão ser lançados em breve os concursos de concessão do Convento de São Francisco, em Portalegre, o Quartel do Carmo, na Horta, Açores, e o Convento do Carmo, em Moura, distrito de Beja.