Última hora

Dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim está em curso

29 Novembro 2018
Dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim está em curso
Local
0

O Ministério do Mar informou que tiveram início as operações de dragagem no porto de pesca da Póvoa de Varzim, numa intervenção orçada em 350 mil euros.
A empreitada, feita com caráter de urgência, dado o problema de assoreamento na infraestrutura poveira, tem como previsão a retirada de 40 mil metros cúbicos de sedimentos na barra e canal de acesso ao porto de pesca.
Os trabalhos vão desenvolver-se durante mês e meio, e, segundo o comunicado do Ministério do Mar, pretendem “garantir as condições de segurança à navegação das embarcações que demandam deste porto”.
A intervenção, que está a ser supervisionada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), já está a decorrer e pretende amenizar, neste período de inverno, as limitações na estrutura, devido ao assoreamento.
Para o próximo ano, está prevista para o porto de pesca da Póvoa de Varzim uma intervenção de dragagem mais profunda, avaliada em 13 milhões de euros.
Também para 2019 está prevista uma intervenção no porto de pesca de Vila do Conde, que, segundo os pescadores locais, também está muito condicionado pelo problema do assoreamento.
As infraestruturas portuárias das duas cidades, que acolhem uma das maiores comunidades piscatórias do país, têm há vários anos sentido estes problemas da acumulação de areias nos canais de acesso e no seu interior, necessitando de intervenções periódicas e de fundo.