Última hora

Plano de Transportes de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim passa para a Área Metropolitana do Porto

12 Outubro 2018
Plano de Transportes de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim passa para a Área Metropolitana do Porto
Local
0

Vila do Conde e Póvoa de Varzim começaram a planear no início do ano uma rede de transportes públicos com um único operador que sirva os dois concelhos.
Elisa Ferraz e Aires Pereira, presidentes das Câmaras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, respectivamente, reuniram a 24 de janeiro de 2018, para definir o projeto conjunto da criação de transportes urbanos que cubra a área dos dois concelhos.
Vila do Conde e Póvoa de Varzim voltam a juntar-se num projeto comum, por proposta da Área Metropolitana do Porto, e estão a trabalhar em equipa com vista à definição do Caderno de Encargos conjunto a submeter a concurso público.
Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salientou, na altura, “a dimensão e o interesse deste projeto, que beneficia a mobilidade dos munícipes” e realçou “o facto de o plano ser executado em parceria”.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, enalteceu, na altura, que “foi dado início ao processo que vai culminar com a apresentação do plano de mobilidade de transportes, conjunto e que esta unidade de missão tem em vista reforçar os laços de cooperação intercidades e projetar as duas comunidades para o futuro”.
Agora, está pronto o Plano de Transportes conjunto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim e o assunto passa para a Área Metropolitana do Porto, que deve lançar o concurso até ao final do ano.
A nova rede de transportes vai tentar eliminar lacunas de transporte entre os dois municípios e criar novas rotas que obrigam a um concurso integrado, numa altura em que estão a terminar as concessões existentes em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim.
O projeto vai também de encontro a uma aspiração das populações, onde vão ser feitos ajustamentos a novos percursos e paragens.