Última hora

PJ detém em Vila do Conde grupo suspeito de branquear 40 milhões de euros

25 Outubro 2018
PJ detém em Vila do Conde grupo suspeito de branquear 40 milhões de euros
Local
0

A Polícia Judiciária deteve na zona norte do país oito homens, entre os 34 e os 57 anos, suspeitos de terem branqueado 40 milhões de euros entre janeiro de 2016 e março de 2018. A ação policial decorreu em várias localidades, mas teve o seu centro em Vila do Conde, na Zona Industrial da Varziela, onde se concentra uma larga comunidade de comerciantes e empresários chineses, indicou esta quarta feira a Directoria do Norte da Polícia Judiciária.
No decurso de cerca de 40 buscas, efetuadas nos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Porto, Vila Nova de Gaia e Sintra, foram detidas oito pessoas indiciadas pela presumível prática de crimes de associação criminosa, branqueamento de capital, fraude fiscal qualificada e venda, circulação ou ocultação de produtos ou artigos contrafeitos. A dois dos detidos são também imputados crimes de falsificação de documentos, auxílio à imigração ilegal e tráfico de estupefacientes.
A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária diz que, durante a operação Albare, desenvolvida no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público de Vila do Conde, foram apreendidas 18 viaturas automóveis, a grande maioria de gama alta, cerca de 350 mil euros em dinheiro, equipamentos informáticos e telemóveis e “uma quantidade assinalável de mercadorias contrafeitas ou sem os devidos documentos de suporte fiscal no valor presumível de três milhões de euros”.
A Polícia Judiciária diz que também se apreenderam dezenas de documentos de identificação, passaportes e cartas de condução internacionais presumivelmente falsos, além de variada documentação de natureza contabilística e fiscal.
A operação policial envolveu 300 elementos, incluindo ainda a participação de investigadores da Polícia Judiciária da Directoria do Centro e das unidades de Braga, Aveiro e Vila Real e a colaboração da Direcção de Finanças do Porto da Autoridade Tributária, do Destacamento Territorial de Matosinhos da Guarda Nacional Republicana, da Unidade Regional do Norte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e da Direcção Regional do Norte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 34 e os 57 anos, empresários, todos estrangeiros, vão agora ser apresentados às autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação das medidas de coação.