Última hora

Norte 2020 já aplicou cerca de 2 mil milhões de Euros de fundos europeus no Norte

16 Outubro 2018
Norte 2020 já aplicou cerca de 2 mil milhões de Euros de fundos europeus no Norte
Economia
0

O Norte 2020, Programa Operacional Regional do Norte de Portugal, já aplicou cerca de 2 mil milhões de Euros de fundos europeus em projetos públicos e privados na região Norte do país.
O Norte 2020 já aprovou 5800 projetos, correspondentes a um investimento total de 2,841 mil milhões de euros. Em causa estão apoios que ultrapassam os 1,902 milhões de Euros e que correspondem a cerca de 56% dos fundos totais do Norte 2020.
A Área Metropolitana do Porto lidera, com 47% das verbas alocadas, e as micro e pequenas empresas são as maiores responsáveis pela dinâmica de desenvolvimento, absorvendo mais de 43% dos fundos.
Estes são dados de 30 de setembro, quando tinham dado entrada mais de 19 mil candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, mais do dobro das submetidas em igual período ao anterior quadro comunitário. Um “volume recorde”, reconhece Freire de Sousa, presidente da CCDR-N, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e que “constitui um ótimo sinal da dinâmica de investimento” na região.
Parte significativa deste investimento reflete-se no apoio a micro e pequenas empresas da região, responsáveis pela execução de perto de 4.300 projetos. O maior volume de financiamento incide na construção ou modernização de fábricas, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, na qualificação ou certificação e em ações de internacionalização.
A procura destes apoios foi superior ao do quadro comunitário anterior e, à data, estão a ser aplicados 824 milhões de Euros de fundos europeus para um investimento elegível de 1,5 mil milhões de Euros.
Dos projetos apoiados pelo Norte 2020 ganha igualmente destaque o financiamento concedido ao investimento municipal, que tem permitido a construção ou modernização de infraestruturas coletivas, de que são exemplo as escolas, a promoção do património cultural e natural, a aposta em eficiência energética, a promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação nos serviços públicos, bem como da reabilitação e mobilidade urbanas. Neste contexto, estão a ser aplicados 385 milhões de Euros de fundos europeus para um investimento elegível de 453 milhões.
O Norte 2020 é um instrumento financeiro da União Europeia e tem uma dotação orçamental de 3,4 mil milhões de Euros para o apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.