Última hora

CCO atribui Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves pelo 8.º ano consecutivo

11 Outubro 2018
CCO atribui Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves pelo 8.º ano consecutivo
Cultura
0

O Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde vai atribuir, pelo 8.º ano consecutivo, o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves.
O Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, instituído pelo Círculo Católico de Operários, tem como objetivo desenvolver e promover o gosto pela escrita e pela leitura junto dos alunos do concelho de Vila do Conde. As escolas e agrupamentos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário são convidados a participarem nesta iniciativa, apresentando trabalhos inéditos no âmbito do conto, novela, teatro e história local. O Prémio é atribuído a três trabalhos e tem o valor pecuniário de 250,00€ para cada um dos premiados.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues nas férias letivas da Páscoa e os vencedores vão ser conhecidos numa cerimónia a ter lugar no Auditório do Círculo Católico de Operários, em junho, onde também vai ser lançado o livro com os contos premiados da edição 2017/2018.
Joaquim Pacheco Neves foi médico de profissão e o seu particular gosto pela leitura motivou-lhe a escrita. É sócio honorário do Círculo Católico de Operários e durante a sua vida dedicou muito do seu tempo ao CCO e às suas causas. Na sala Joaquim Pacheco Neves, aberta ao público, podem ser vistas demonstrações da sua ligação à associação, prémios literários com que foi distinguido e várias referências às suas vivências.
Do Júri do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves fazem parte Joaquim Amorim Costa, Albina Maia e António Nabais, que permitem ao Círculo Católico de Operários dar continuidade a esta iniciativa em prol da língua portuguesa.
A cerimónia de entrega do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde em junho conta, ainda, com a participação da Banda do CCO, baCCO Band, e do grupo de teatro taCCO.