Última hora

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde adota Sistema SClínico

27 Setembro 2018
Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde adota Sistema SClínico
Local
0

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde acaba de alargar ao Serviço de Urgência o sistema de informação SClínico, uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados, médicos e enfermeiros, e centrada no utente.
O sistema já estava implementado no internamento dos diferentes serviços do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, mas esta extensão ao Serviço de Urgência, em substituição do anterior sistema, permite ganhos substanciais ao nível do aproveitamento de recursos muito superiores à poupança com o anterior contrato de assistência técnica, que nos últimos 5 anos ascendeu aos 200.000 euros.
Através deste novo módulo, o acesso à informação clínica do doente, a utilização e partilha dos dados com profissionais de saúde de diversas áreas, bem como a sistematização dos mesmos, vai permitir uniformizar as práticas e a informação recolhida a nível nacional.
“Desta forma, a atuação dos profissionais de saúde vai ser mais eficaz e eficiente, possibilitando melhor apoio, assistência e acompanhamento ao utente”, salienta o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde em comunicado.
A medida, a que o Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde imprimiu celeridade máxima, reflete o envolvimento de todos os grupos profissionais e dá cumprimento a orientações da tutela, no que concerne à partilha de recursos, à interação e envolvimento de diferentes entidades do Serviço Nacional de Saúde e à prossecução de sinergias entre hospitais.
Esta extensão do SClínico ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde esteve a ser preparada ao longo de todo o mês de agosto, contrariando o normal ritmo do tradicional período de férias.
A medida tem ainda como referencial as diretrizes do programa Serviço Nacional de Saúde Sem Papel e vai gerar, segundo o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, ganhos de eficácia e partilha de informação entre instituições do Serviço Nacional de Saúde.