Última hora

Área Metropolitana do Porto lançou Roteiros Temáticos onde Vila do Conde está incluída

24 Setembro 2018
Área Metropolitana do Porto lançou Roteiros Temáticos onde Vila do Conde está incluída
Cultura
0

A Área Metropolitana do Porto lançou quatro roteiros temáticos para valorizar o Património Cultural dos 17 Municípios do distrito do Porto.
Na informação disponibilizada pela Área Metropolitana do Porto, os roteiros intitulados “Ofícios e Indústrias”, “Barroco”, “Património dos Caminhos de Santiago” e “Artes e Arquitetura” propõem “um conjunto de viagens ao património cultural destes 17 municípios, onde, em cada lugar, monumento ou museu, o visitante pode conhecer e experienciar histórias e tradições seculares”.
Segundo a Área Metropolitana do Porto, o lançamento destes roteiros temáticos vem no seguimento da criação de uma plataforma online que agrega informação sobre museus e monumentos classificados dos 17 municípios (PIN – Museus e Património Cultural da AMP) cujo objetivo é a valorização da riqueza e diversidade do património cultural daquele seu território.
O roteiro “Os Ofícios e as Indústrias” está dividido em sete etapas, que atravessam a história e o património de 14 municípios, desde o linho, ao vidro, passando pela chapelaria e o calçado, o papel e as artes gráficas, as minas de São Pedro da Cova, as rendas de Bilros de Vila do Conde e as comunidades piscatórias de Matosinhos e Espinho.
Com início na cidade do Porto, considerada o epicentro do denominado Barroco do Norte, o guia do “Barroco” é dedicado às manifestações deste estilo artístico em nove concelhos, “onde o tempo e os homens souberam preservar com esmero a melhor arte e arquitetura do período Barroco”.
Já o roteiro temático pelo “Património dos Caminhos de Santiago” propõe uma viagem aos concelhos da Área Metropolitana do Porto, que são ainda hoje um território de passagem e de paragem fundamental para os peregrinos jacobeus em Portugal.
“Artes e Arquitetura” é o tema do roteiro desta série, e propõe uma viagem pelo património artístico e arquitetónico que vem sendo classificado na região desde o século XIX, desde residências de escritores, mercados e esculturas ao ar livre, passando por museus privados, ateliês e até piscinas de água salgada.
No âmbito deste lançamento foi ainda apresentada uma iniciativa em rede intitulada “Sons do Património”, que vai promover, entre os dias 27 e 30 de setembro, 17 concertos em locais patrimoniais dos 17 municípios. Segundo a Área Metropolitana do Porto, o cartaz de eventos tem como intuito celebrar o património com música, em sintonia com a comemoração do Dia Mundial do Turismo e das Jornadas Europeias do Património.