Última hora

Vila do Conde é “Um Porto para o Mundo”

16 Agosto 2018
Vila do Conde é “Um Porto para o Mundo”
Cultura
0

O maior espetáculo musical de rua do país está de volta a Vila do Conde. “Um Porto para o Mundo” regressa ao Cais da Alfândega, nos dias 16, 17, 18, 19, 20 e 21 de agosto, com o título “Janelas da Alma”.
O tema de “Um Porto para o Mundo – Janelas da Alma” é este ano a celebração dos 700 anos da fundação do Mosteiro de Santa Clara, sendo a janela o principal elemento cénico do espetáculo, uma vez que era a partir das janelas do Mosteiro que as freiras acompanhavam o movimento da Vila.
Em “Um Porto para o Mundo – Janelas da Alma”, o público vai recuar no tempo e a partir das janelas cénicas do Mosteiro de Santa Clara viver as emoções de outros tempos.
Nesta 4.ª edição, vão estar reunidos cerca de 400 voluntários de todas as faixas etárias, sem qualquer experiência de representação teatral.
O espetáculo “Um Porto para o Mundo – Janelas da Alma” vai apresentar-se em seis sessões, de 16 a 21 de agosto, no Cais da Alfândega, sendo a primeira apenas para convidados. Os bilhetes custam 5€ para adultos e 1€ para crianças e esgotaram logo nas primeiras horas em que foram colocados à venda.
“Durante séculos, Vila do Conde foi um porto de partida para o Mundo. A autarquia vilacondense, partindo de uma postura cultural que valoriza a preservação e divulgação do património e memória histórica local, como o reforçar da memória da técnica da construção naval de madeira, desenvolveu em coprodução com a Companhia Lafontana – Formas Animadas, o espetáculo um porto para o Mundo, de caráter comunitário, tendo sido considerado, pela imprensa nacional, o maior espetáculo de teatro musical de rua de Portugal.
Tratando-se do maior espetáculo de teatro musical de rua do país representado pela própria comunidade, o legado do rico passado de Vila do Conde irá ser contado, mais uma vez, por cerca de 400 pessoas voluntárias sem qualquer experiência em representação, orgulhosas de poderem, deste modo, contribuir para a divulgação dos feitos de outrora, que nos levaram por esse mundo fora. De destacar ainda que se trata também de um projeto inclusivo, já que o integram utentes da Santa Casa da Misericórdia, MADI e MAPADI (entidades com valência de apoio a diminuídos intelectuais)”, pode ler-se na sinopse do espetáculo “Um Porto para o Mundo – Janelas da Alma”.
O maior espetáculo musical de rua do país faz parte de um conjunto de ações do projeto “Um Porto para o Mundo”, que tem como objetivo candidatar a construção e a reparação naval em madeira, atividade na qual os vilacondenses foram e continuam a ser reconhecidos como mestres, a Património Imaterial da Humanidade.
Uma boa notícia para quem não conseguiu bilhete para qualquer uma das seis sessões é que o espetáculo “Um Porto para o Mundo – Janelas da Alma” passa em direto no Porto Canal, esta sexta feira, 17 de agosto, às 22 horas.