Última hora

Paróquia e Câmara Municipal de Vila do Conde de costas voltadas

1 Agosto 2018
Paróquia e Câmara Municipal de Vila do Conde de costas voltadas
Local
0

Através da rede social Facebook, a Paróquia de São João Batista de Vila do Conde tornou público o desagrado com a Câmara Municipal relativamente à gestão dos stands da Feira Nacional de Artesanato.
A Paróquia São João Baptista de Vila do Conde diz-se “perseguida e mal tratada”, devido a uma “atitude camarária arbitrária”, uma vez que a Câmara Municipal não disponibilizou o stand que habitualmente a Paróquia ocupava na Feira Nacional de Artesanato, depois de explicar que “praticamente desde o início das feiras de Vila do Conde, sempre esteve presente no certame, dinamizando o espaço que ficou conhecido como o “Espigueiro Paroquial”.
Para preparar a participação deste ano, a Paróquia de São João Baptista reuniu-se com a Associação para a Defesa do Artesanato, entidade organizadora da Feira Nacional de Artesanato, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila do Conde, e, como tudo correu “da forma mais elevada”, reuniu o Conselho Pastoral, os grupos e movimentos paroquiais, mas, “à última da hora” a paróquia foi informada que o “Espigueiro Paroquial” não seria cedido. “As reuniões com a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde tinham decorrido, como sempre, da forma mais elevada, o que nos levou a proceder à reunião de Conselho Pastoral, distribuindo-se os movimentos e grupos paroquiais pelos diversos dias das feiras. Procedeu-se às encomendas, registando-se um investimento de milhares de euros”. Tudo isto “até ao dia em que fomos informados, à última da hora, que a Câmara Municipal, este ano, não disponibilizaria o stand do Espigueiro à Paróquia”.
“A Paróquia não se pronuncia relativamente à atitude camarária arbitrária. Pede, somente, aos fiéis para que analisem o rol de acontecimentos que se sucedem e que visam sistematicamente a Paróquia de forma rude[…]”, salientando que “ainda que perseguida e mal tratada, a paróquia de Vila do Conde não perderá a dignidade e saberá manter-se, no conjunto das famílias que a compõem, fiel ao exemplo de Jesus Cristo, perseguido e denunciado”.
Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, referiu ao Jornal de Notícias somente uma frase: “à Câmara o que é da Câmara, à Paróquia o que é da Paróquia”.