Última hora

Fogo de artifício em honra de Nosso Senhor dos Navegantes para ver hoje nas Caxinas

6 Agosto 2018
Fogo de artifício em honra de Nosso Senhor dos Navegantes para ver hoje nas Caxinas
Cultura
0

Nas Caxinas prosseguem as Festas em honra de Nosso Senhor dos Navegantes.
O ponto alto das festividades de Nosso Senhor dos Navegantes aconteceu no passado domingo, com a saída à rua da procissão em honra do padroeiro, que integrou 16 andores, levados pelos homens do mar e com centenas de figurantes.
A Majestosa Procissão das Festas do Senhor dos Navegantes contou com 16 andores, transportados pela tripulação de outros tantos barcos de pesca, centenas de figurantes e com milhares de pessoas que encheram as ruas da maior comunidade piscatória de Portugal.
Ano após ano, Caxinas e Poça da Barca mantêm a tradição. Cada tripulante de cada barco dá à paróquia um quarto do que recebe durante todo o ano e quem der o maior quarto carrega o andor do Senhor dos Navegantes.
As Festas ao Senhor dos Navegantes envolvem, de um modo particular, toda a comunidade de Caxinas e Poça da Barca e são uma das maiores manifestações religiosas realizadas em Portugal.
O programa deste ano é vasto, dele se destacando a Majestosa Procissão, a que aderiram milhares de pessoas de todo o mundo, merecendo ainda referência a celebração do 33.º aniversário da inauguração da Igreja do Senhor dos Navegantes.
Depois das restrições definidas pelo Governo, devido ao calor, e que impediu a sessão de fogo de artifício marcada para a noite do passado sábado, o momento pirotécnico será realizado na noite de segunda para terça-feira, a partir das 00h15, encerrando as festas do Senhor dos Navegantes, em Caxinas, Vila do Conde.
As Festas ao Senhor dos Navegantes são promovidas pelo Conselho Pastoral Paroquial, pelo Conselho Económico e pela Confraria de Nosso Senhor dos Navegantes da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes das Caxinas, em Vila do Conde.