Última hora

Feira Nacional de Artesanato está de regresso a Vila do Conde

25 Julho 2018
Feira Nacional de Artesanato está de regresso a Vila do Conde
Cultura
0

A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde está de volta aos Jardins da Avenida Júlio Graça, onde vai estar até 5 de agosto.
Este ano, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde foi reformulada, sofrendo uma reorganização, mas continua a utilizar o mesmo recinto.
No Ano Europeu do Património Cultural, sendo o artesanato uma das expressões culturais em destaque, a distinção vai para os artesãos selecionados pelo IEFP, Instituto de Emprego e Formação Profissional, para o Prémio Nacional do Artesanato, onde há 3 três categorias a prémio: “Carreira”, “Inovação” e “Novos Talentos”.
Este ano não há país convidado e no pavilhão central do recinto estão os trabalhos dos artesãos do IEFP, com as peças que conceberam propositadamente para a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, partindo das Rendas de Bilros.
José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades, presidiu à inauguração da Feira Nacional de Artesanato e realçou “a cooperação que a autarquia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros têm vindo a desenvolver para levar além-fronteiras as Rendas de Bilros de Vila do Conde” e mostrou-se disponível para cooperar com a Câmara Municipal de Vila do Conde no sentido de internacionalizar as Rendas de Bilros.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salientou “a importância que a Feira Nacional de Artesanato tem na programação de verão de Vila do Conde”, sublinhando que “ao fim de 41 edições inaugurar este certame é um momento histórico”.
A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde ocupa um espaço privilegiado no centro da cidade, com cerca de 11 000 m2, ao ar livre, e tem uma mostra de mais de 60 expositores com venda de produtos tradicionais das mais diversas regiões de todo o País e conta, anualmente, com cerca de 400 mil visitantes.
A entrada na 41.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde é livre e o certame está de portas abertas de segunda a quinta feira das 17h às 24h, às sextas e sábados das 15h às 00h30 e aos domingos das 15h às 24h, até 5 de agosto.