Última hora

Curtas de Vila do Conde recebeu mais de 250 filmes de todo o mundo

25 Julho 2018
Curtas de Vila do Conde recebeu mais de 250 filmes de todo o mundo
Cultura
0

O Curtas Vila do Conde é um dos principais festivais de cinema portugueses.
Durante nove dias, em julho, o festival é sempre ponto de encontro entre realizadores, produtores, jornalistas, programadores, estudantes e público.
No Curtas 2018 houve oportunidade para ver mais de 250 filmes de todo o mundo, participar em encontros e debates sobre a indústria cinematográfica, oportunidades de formação e debater o cinema contemporâneo com cerca de 450 profissionais e convidados.
O Curtas Vila do Conde apresentou as mais recentes curtas-metragens produzidas em 2017 e 2018, provenientes de todo o mundo, em várias competições: Internacional, Portuguesa, Experimental, Curtinhas, Videos Musicais e Take One.
O palmarés da 26.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema foi anunciado na passada tarde de domingo. O grande prémio do certame foi entregue à animação francesa “La Chute”, de Boris Labbé.
O júri, composto por Laurence Boyce, crítico de cinema e membro da BAFTA, da FIPRESCI e da European Film Academy, Aurélie Chesné, programadora da France Télévisions, e Nadav Lapid escritor e realizador In Focus, considerou o filme “uma peça de puro cinema (…) como se não existisse mais nada a não ser cinema” mas “também um ensaio audiovisual sobre a vida e a morte”.
Na mesma competição, “Raymonde ou l’évasion verticale”, de Sarah van den Boom, foi o vencedor do prémio para Melhor Animação, “Madness”, de João Viana, foi considerado o Melhor Documentário, e “Fry Day”, de Laura Moss, foi premiado com o troféu para Melhor Ficção. O Prémio do Público foi atribuído pelos espectadores a “Ce Magnifique Gâteau!”, realizado por Emma de Swaef e Marc James Roels.
A portuguesa Ana Moreira, reconhecida como atriz e estreante na realização, venceu o Prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia com “Aquaparque”.
Todos os filmes premiados repetem este domingo, no Teatro Municipal de Vila do Conde, em sessões às 20:00, 21:30 e 23:00 horas. Os premiados vão ser, também, apresentados em diferentes cidades do país, através das extensões do festival.