Última hora

Jimmy P, Dengaz e bandas vilacondenses animam Festival da Juventude de Vila do Conde

5 Junho 2018
Jimmy P, Dengaz e bandas vilacondenses animam Festival da Juventude de Vila do Conde
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde está a preparar mais um evento para animar o próximo verão. A Semana da Juventude, que durante anos ocupou os terrenos da antiga Seca do Bacalhau, está de volta, agora apelidado de “Vila do Conde Fest – Festival da Juventude”, com várias atividades desportivas, culturais e artísticas e vai ocupar a parte sul dos jardins da Avenida Júlio Graça, junto à Igreja do Desterro, em julho, mesmo antes da Feira Nacional de Artesanato.
O “Vila do Conde Fest – Festival da Juventude” vai ter 10 dias, com agenda entre 6 e 15 de julho, e vai ter a maior parte das ações na parte sul dos jardins da Avenida Júlio Graça, perto do Parque de Jogos.
“Vamos realizar pela primeira vez uma experiência muito apelativa e com um diversificado leque de atividades, para os jovens do concelho, mas também para outros que nos visitem”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz.
“Era uma lacuna na programação de verão do município, numa atividade com dimensão e diversidade dirigida, essencialmente, à juventude”, referiu Elisa Ferraz.
Na vertente desportiva, a programação do “Vila do Conde Fest” contempla torneios de futebol e voleibol de praia, mas também aulas e demonstrações de modalidades ligadas ao rio e mar, como canoagem e surf, que podem ser praticados por todos os interessados, além de iniciativas vocacionadas para o exercício físico, estando também prevista a montagem de uma pista de karting e, ainda em estudo, uma quadra para a prática de paddle ténis.
O “Vila do Conde Fest – Festival da Juventude” contempla uma componente cultural onde, além dos concertos com bandas de Vila do Conde, mas também artistas de relevo nacional, como Jimmy P ou Dengaz, vai haver palestras, concursos de ideias para Vila do Conde e uma competição de fotografia.
A Câmara Municipal de Vila do Conde apresentou um sítio de internet totalmente dedicado ao “Vila do Conde Fest – Festival da Juventude” e redes sociais, que vão contar com atualizações diárias.
Durante o “Vila do Conde Fest – Festival da Juventude” estão previstas demonstrações de artes performativas, teatro e cinema e, em paralelo com o festival, vai acontecer a cimeira norte das federações de juventude, que vai reunir elementos de vários movimentos associativos juvenis.
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde destacou “a diversidade de um programa feito em parceria com as associações e empresas vilacondenses” e considerou que foi conseguido um evento “que irá despertar curiosidade de todos os públicos”.
Elisa Ferraz considerou que “com tanta diversidade de atividades, o público-alvo deste festival vai dos 6 aos 85 anos”, e garantiu que “este é um projeto para ter continuidade”.