Última hora

Vila do Conde é o município mais transparente da Área Metropolitana do Porto

8 Maio 2018
Vila do Conde é o município mais transparente da Área Metropolitana do Porto
Política
0

Vila do Conde ocupava, no ano de 2014, o 305.º lugar no ranking ITM, Índice de Transparência Municipal, entre 308 municípios (o quarto a contar do fim e o último lugar do Distrito do Porto). Em 2015 subiu no ranking ITM e chegou à 79.ª posição. No ano passado, 2016, Vila do Conde voltou a descer e ocupava o 100.º lugar, com a classificação de 60,17 pontos percentuais, no Ranking ITM, que avalia o Índice de Transparência Municipal dos Municípios para com os seus munícipes, num relatório feito pela TIAC, Transparência, Integridade e Associação Cívica.
Agora, em 2017, resultados divulgados em 2018, Vila do Conde é o município com o funcionamento mais transparente da Área Metropolitana do Porto, ocupando a primeira posição, sendo o 27.º no ranking nacional.
Os números foram apresentados pela Câmara Municipal de Vila do Conde, que cita dados divulgados pela Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC).
O Índice de Transparência Municipal mede o grau de transparência das Câmaras Municipais, através de uma análise da informação disponibilizada nas suas páginas na internet, sendo composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões.
O Índice de Transparência Municipal mostra o trabalho que as Câmaras Municipais têm vindo a desenvolver, na organização do município e na transparência económico-financeira ou na prestação de contas e contratos celebrados aos seus munícipes.
Perante estes resultados, Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, manifestou “enorme satisfação pelo reconhecimento do esforço de transparência que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal” e garante que “vamos continuar o esforço iniciado em 2014 para que possamos garantir a total transparência da atividade municipal”.