Última hora

Rio Ave termina época com vitória e aguarda chamada à Liga Europa

16 Maio 2018
Rio Ave termina época com vitória e aguarda chamada à Liga Europa
Desporto
0

O Rio Ave terminou o campeonato da melhor forma, ao vencer o Braga por 1-0, em partida da 34.ª e última jornada da I Liga.
Tarantini, capitão da equipa de Vila do Conde, marcou o único golo da partida, aos 43 minutos.
O Rio Ave alcançou uma marca histórica e igualou a melhor classificação de sempre, obtendo o 5.º lugar, mas superou, em termos pontuais, o melhor registo, somando 51 pontos.
“Surjo aqui [na sala de conferência de imprensa] com toda equipa técnica, porque durante o ano fui a figura do Rio Ave, e o espelho do nosso trabalho, mas no momento que se ganha e se atinge os objetivos, há que partilhar o mérito com todos os que trabalharam arduamente para que isso fosse possível.
O Rio Ave entrou para esta última jornada do campeonato com o 5.º lugar já assegurado, mas mesmo assim não permitiram que o adversário fizesse golos.
No final do encontro, o técnico Miguel Cardoso destacou o feito alcançado pelo Rio Ave e sublinhou que o segredo para alcançar este resultado foi a alma de todos os jogadores.
“Já agradeci à administração a oportunidade por assumir este projeto do Rio Ave para esta época, mas também tenho de agradecer a todos os departamentos e dividir o que conseguimos esta temporada.
Alcançámos o quinto lugar, conseguimos um recorde de pontos, e ainda vários outros registos em termos de golos sofridos e marcados, e mesmo tendo sido eliminados da Taça de Portugal, vencemos ao Sporting de Braga e Benfica.
Durante este ciclo houve vários momentos em que tivemos de continuar a definir objetivos no que toca aos nossos comportamentos, mas quando chegamos a este momento sentimo-nos preenchidos.
Este quinto lugar foi atingido com um futebol intencional, em que as pessoas tiveram prazer em ver o Rio Ave jogar.
Mas os jogadores são a razão de tudo isto, e posso dizer que me sinto mais feliz pela promoção deles, do que pelo quinto lugar na classificação. Cumprimos também o objetivo de fazer os nossos atletas melhores jogadores.
Esta vitória foi a cereja em cima do bolo de uma época difícil, mas esperamos que o quinto lugar nos permita disputar as competições europeias na próxima época.
O que vier será bom, já atingimos uma dimensão brutal, mas queremos sempre mais, mas não pelo mal de ninguém.
Aliás, aproveito para deixar uma palavra para Paços de Ferreira e Estoril Praia [que desceram de divisão], porque não é agradável vê-los tristes.
Também não tenho nada contra o Aves, mas claro que preferíamos que o Sporting vencesse a final da Taça de Portugal.
Mostrámos hoje que é possível ganhar ao Braga, mas a diferença faz-se ao longo de muitos jogos. O Braga fez uma campanha assinalável na I Liga, e a única forma de igualarmos equipas como estas que estão à frente é jogar como elas.
Não foi um discurso de despedida, mas tinha de marcar o que o grupo, que muitas vezes foi agredido ao longo da época, atingiu com mérito”, salientou Miguel Cardoso, no final da receção ao Braga.
O Rio Ave terminou a época da melhor forma, derrotando, em casa, o Braga, e fica agora à espera que o Sporting conquiste a Taça de Portugal para conseguir estar na Liga Europa.