Última hora

Rio Ave assegura 5.º lugar e acena à Liga Europa

8 Maio 2018
Rio Ave assegura 5.º lugar e acena à Liga Europa
Desporto
0

O Rio Ave garantiu ontem, com o empate sem golos diante do Paços de Ferreira, o quinto lugar na I Liga e continua a sonhar com a presença na Liga Europa do próximo ano.
Para isso acontecer, a formação de Vila do Conde tem de esperar que o Sporting derrote o Desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, no estádio do Jamor, a 20 de maio.
Caso consiga o passaporte europeu, o Rio Ave volta à Liga Europa, depois de um ano de ausência, onde marcou presença em 2016/17, quando caiu na 3.ª pré-eliminatória diante do Slavia Praga.
O Rio Ave apenas tinha terminado a Primeira Liga no quinto lugar na temporada 1981/82, sob a orientação de Mourinho Félix, pai de José Mourinho. Nessa época, os vilacondenses amealharam 34 pontos, resultantes de 13 vitórias, oito empates e nove derrotas.
36 anos depois, o Rio Ave, orientado por Miguel Cardoso, igualou a melhor classificação de sempre, ainda que com melhor pontuação. O Rio Ave soma 48 pontos – ainda falta uma jornada por disputar – após 14 vitórias, seis empates e 13 derrotas.
No final do jogo em Paços de Ferreira, os jogadores do Rio Ave festejaram no relvado junto dos adeptos e depois no balneário, onde até António da Silva Campos, presidente do clube, também celebrou o feito conquistado.
“Este Rio Ave encarou desde o primeiro dia de forma profissional e abnegada uma ideia de jogo e um processo que o treinador trouxe. É um momento distinto na história do clube, num grupo que sofreu perdas importantes. Houve seis jogadores que saíram. Desfrutámos deste percurso. Tivemos momentos menos bons, há instantes em que não ganhámos. Mas disse também que esta equipa seria marcada pelo que fazia quando perdia. Fomos sempre consistentes. Agarrámo-nos à nossa identidade”, disse em conferência de imprensa o treinador do Rio Ave, Miguel Cardoso, após o jogo com o Paços de Ferreira.
“Tenho mais um ano de contrato com o Rio Ave. Sinto-me bem. Toda a gente quer o melhor para si, mas ainda não é o momento para falar disso”, disse Miguel Cardoso sobre o futuro.