Última hora

Praias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim de “Qualidade de Ouro”

18 Maio 2018
Praias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim de “Qualidade de Ouro”
Local
0

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas, menos seis do que em 2017, num total de 640.
Com o aproximar do início da época balnear 2018 e à semelhança das épocas anteriores, a Quercus classifica de “Praias com Qualidade de Ouro” as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas 390 praias com Qualidade de Ouro, e Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão no lote dos selecionados.
“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.
Na região há 13 praias “Qualidade de Ouro”, 5 em Vila do Conde, 7 na Póvoa de Varzim.
Em Vila do Conde: Labruge, Mindelo, Vila Chã, Frentes Urbanas Norte e Sul são galardoadas pela Quercus. Na Póvoa de Varzim: Paimó, Quião, Codixeira, Barranha, Fragosa, Frentes Urbanas Norte e Sul I e II são distinguidas pela Associação Ambientalista.
Esta distinção, que tem como base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, reconhece as águas das praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente e que, dessa forma, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
A época balnear deste ano começou na terça feira, porém “a maioria das praias inicia a época balnear a partir de 1 de junho”, informou a Quercus.