Última hora

Concurso para concessão do Convento de Santa Clara de Vila do Conde aberto

29 Maio 2018
Concurso para concessão do Convento de Santa Clara de Vila do Conde aberto
Local
0

Ao abrigo do Programa Revive, foi esta segunda feira, 28 de maio, lançado o concurso público para a concessão a privados do Convento de Santa Clara, tendo agora os interessados 90 dias para se candidatarem.
A área a concessionar abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes, para exploração com fins turísticos, sendo a concessão por um período de 50 anos.
O Convento de Santa Clara, que este ano comemora 700 anos, é um dos ex-libris de Vila do Conde, e deverá, ao abrigo do Programa Revive de recuperação e valorização do património Estado, dar lugar a uma unidade hoteleira.
A Câmara Municipal de Vila do Conde conseguiu que a ala nascente do edifício venha a ser acessível ao público, num espaço onde será instalado um Centro Interpretativo, com acesso independente, gerido pela autarquia, para receber exposições, palestras ou outras iniciativas que ajudem a contar a história deste património.
Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, referiu que “esta valência permitirá aos vilacondenses conhecerem a história do monumento e terem uma porta de acesso ao mesmo sempre aberta, enquanto para os visitantes servirá de mostra da nossa cultura”.
Elisa Ferraz recordou “todos os esforços encetados pela autarquia vilacondense e pela população, no sentido da defesa e preservação deste ex-libris de Vila do Conde, ficando agora na expectativa de se candidatarem investidores que devolvam vida e dignidade ao mosteiro, e lhe proporcionem uma utilização adequada”.
Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, afirmou que “vai ser concessionado um imóvel icónico de Vila do Conde, que dispõe de uma localização privilegiada na cidade, junto ao rio e ao mar, que será um importante fator de geração de riqueza para a economia local e de criação de postos de trabalho”.
Luís Castro Mendes, Ministro da Cultura, congratula-se “por estarem agora reunidas as condições para que este grandioso monumento seja devidamente reabilitado, assim como garantida a sua manutenção futura e a indispensável fruição pública. A população de Vila do Conde vê assim protegido o Convento de Santa Clara, monumento emblemático da cidade”.
O Convento de Santa Clara foi fundado em 1318, por D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins e está na posse do Estado desde 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas, funcionando, posteriormente, como reformatório e escola profissional.
Os investidores interessados têm agora 90 dias para apresentarem propostas de concessão do Convento de Santa Clara de Vila do Conde.