Última hora

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde atinge 100% do Contrato-Programa

29 Maio 2018
Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde atinge 100% do Contrato-Programa
Local
0

Pela primeira vez desde que foi constituído, em 2000, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde fechou o Contrato-Programa de 2017 com 100% de taxa de execução.
Neste âmbito, em termos da consulta externa, registou-se, entre 2014 e 2017, um aumento de 13,5% no número de consultas e relativamente ao último ano um crescimento de 5,6%, para as 87.223 consultas.
A instalação no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental ajudou este acréscimo, a par das consultas de Imunoalergologia.
Também o Serviço de Obstetrícia continua a ter um crescimento e procura, inclusivamente, de utentes de todo país, tendo passado dos 737 partos, em 2014, para 957, em 2017 e em 2018 pretende chegar aos mil. Em toda a região Norte, que engloba 13 Serviços de Obstetrícia, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde foi o que maior crescimento consolidou no número de nascimentos verificados, aumentando em 8% no último ano.
Ao nível da atividade cirúrgica, também foi registado um aumento do número de cirurgias em 3,3%, para as 5.280 cirurgias em 2017.
Relativamente ao SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia), o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde recebeu, desde 2016, oriundos de outros hospitais, mais de 570 utentes com os respetivos vales cirúrgicos, posicionando-se como o hospital com melhor performance de resultados, no comparativo com instituições de igual dimensão.
Neste balanço de 2017, José Manuel Cardoso, presidente do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, refere que “o cumprimento do contrato programa sempre foi o objectivo deste Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, e num ano (2017) particularmente difícil, tê-lo alcançado foi um êxito! Todos acreditamos que tal desígnio era possível, apesar dos diversos condicionalismos e em particular a falta de espaços físicos. Também termos recebidos mais profissionais de saúde ajudou imenso a alcançar este resultado e registamos com agrado o interesse de muitos mais profissionais quererem ingressar na nossa instituição. Isto prova que o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde é apelativo e tem um papel importante no Serviço Nacional de Saúde, não só pela prestação de cuidados à sua população alvo, mas também à população fora da sua área geográfica que aqui receberam e recebem cuidados”.