Última hora

NELO instala base de treinos para testar barcos à vela em Viana do Castelo

23 Abril 2018
NELO instala base de treinos para testar barcos à vela em Viana do Castelo
Economia
0

A Nelo Mar Kayaks, empresa vilacondense líder mundial na construção de embarcações para desportos náuticos, vai instalar uma base naval de treino para testar barcos à vela em Viana do Castelo.
“O ano passado começamos a produzir barcos à vela e necessitamos de um espaço para realizar os testes e para a simulação com clientes interessados nas embarcações. Viana do Castelo oferece as condições ideais para esse trabalho”, afirmou Manuel Ramos.
O empresário de Vila do Conde, que falava aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para a criação, no clube de vela da cidade, daquela estrutura, referiu que “as condições proporcionadas pelo mar e pelo rio são as indicadas para o desenvolvimento das embarcações”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou com a Nelo Mar Kayaks um protocolo de colaboração estratégica para a implementação de uma base naval de treino de vela.
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destacou que aquela base vai ter como parceira uma empresa de Viana do Castelo, a Vianasailing, “que irá efetuar o treino, ‘coaching’ e atividades do projeto para apoiar atletas, velejadores e possíveis compradores nacionais e internacionais”.
“É um projeto que tem uma visão mundial visto que a Nelo Mar tem parceiros na Alemanha e nos EUA. Teremos aqui gente de todo o mundo a fazer ensaios e testes. Estamos também a criar condições para que os jovens que são hoje formados na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) possam integrar estas atividades”, sublinhou, ainda José Maria Costa.
“Em parceria com a Nelo vamos ter, em Viana do castelo, uma prova do campeonato do mundo de canoagem e já temos mais outras três provas do campeonato do mundo de bodyboard, windsurf e kitesurf”, especificou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“O facto de a empresa testar as suas novas embarcações em Portugal quer dizer que, não só disponibiliza a possibilidade de sua utilização, como também a possibilidade atrair para Viana do Castelo atletas de alta competição e, por essa via, tornarmos Portugal mais conhecido e apostarmos no papel de Portugal no mundo do desporto”, salientou Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, que presidiu à assinatura do protocolo.
Para Ana Paula Vitorino, a constituição daquela base naval de treinos de barcos à vela “não é só economia pura e dura mas, também, um contributo para formação de atletas, de gerações oceânicas em Portugal”.
O protocolo assinado “tem em conta a localização do centro náutico de vela, as acessibilidades terrestres e marítimas, a proximidade das instalações daquela empresa como justificação para instalar a base em Viana do Castelo, tendo como entidade residente o centro de vela, que desenvolve a sua atividade formativa, competitiva e lúdica associada ao Centro de Mar” e “estabelece a parceria de cooperação entre as diversas entidades, sendo que à câmara municipal cabe prestar o apoio logístico necessário para a implementação da base, disponibilizar o espaço físico no centro náutico de vela e promover e dinamizar o projeto junto da comunidade local, a nível nacional e internacional”, pode ler-se no protocolo assinado com a empresa de Vila do Conde Nelo.