Última hora

Fardo deu à costa na praia de Caxinas em Vila do Conde

4 Abril 2018
Fardo deu à costa na praia de Caxinas em Vila do Conde
Local
0

Um fardo, com cerca de 80 quilos, em tudo idêntico aos vários que têm dado à costa nas praias de Matosinhos, Espinho e Viana do Castelo, deu à costa nesta manhã de quarta feira, 4 de abril, na praia das Caxinas, junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, em Vila do Conde.
As autoridades acreditam que tenham caído de um navio que passou ao largo da costa portuguesa, acrescentando que podem aparecer entretanto mais fardos deste género.
Ao que parece, salientou Marques Coelho, comandante da capitania de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, o fardo é em tudo semelhante aos que têm aparecido nas praias do norte de Portugal e dever-se-á tratar de “borracha virgem”, à imagem do que já tem acontecido.
Afastadas as suspeitas iniciais de que os primeiros fardos que deram à costa poderiam ser de haxixe, Rodrigues Campos, capitão-de-mar-e-guerra da Capitania do Porto do Douro, salientou que os mesmos são compostos de “uma borracha em estado primário”.
“Não é droga, aparentemente é uma borracha em estado primário, compactada, que possivelmente caiu de um navio e que está a aparecer ao longo da costa marítima portuguesa”, disse Rodrigues Campos quando os fardos começaram a dar à costa nas praias do norte de Portugal, em março passado, acrescentando que podem aparecer mais fardos deste tipo.
Agora, deu um à costa em Vila do Conde, na praia das Caxinas, junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, onde estiveram elementos da Capitania de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, que transferiram o caso para a Polícia Judiciária para participar nas investigações e tentar perceber a origem do fardo.