Última hora

Caravela-portuguesa dá à costa na praia de Mindelo em Vila do Conde

4 Abril 2018
Caravela-portuguesa dá à costa na praia de Mindelo em Vila do Conde
Local
0

Um grupo de pessoas que costuma fazer a limpeza de praias de Vila do Conde descobriu, no passado sábado, 31 de março, uma caravela-portuguesa no areal da Praia de Mindelo, em Vila do Conde.
A iniciativa, inserida no Projeto Europeu Coastwatch, pretendia recolher e monitorizar o lixo visível numa parte da praia de Mindelo e Reserva Ornitológica de Mindelo.
Da ação resultaram sacos cheios de lixo, com cotonetes, tampas, redes, embalagens de tabaco, iogurtes, esferovite e outras formas de plástico doméstico, recolhidos numa parte da praia de Mindelo e Reserva Ornitológica de Mindelo e a identificação de uma caravela-portuguesa.
“Em caso de ser avistada, deve-se evitar o contacto com este organismo de nome científico ‘Physalia physalis’ e que vive na superfície do mar graças ao seu flutuador cilíndrico, azul-arroxeado, cheio de gás, cujos tentáculos podem atingir os 30 metros, sendo o seu veneno muito perigoso”, alertou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, “algumas pessoas, especialmente as sensíveis às picadas e venenos das águas-vivas, podem ter reações alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios” e salienta que “nestes casos devem ser encaminhadas de imediato para o serviço de urgência das unidades de saúde”.
Os efeitos da picada da caravela-portuguesa resultam em “dor forte, sensação de queimadura, irritação, vermelhidão, inchaço e comichão”, sublinhou a Autoridade Marítima Nacional.
A Autoridade Marítima Nacional acrescenta, ainda, que “no caso de haver contacto com a caravela-portuguesa, as pessoas devem evitar esfregar a zona atingida, não usar água doce, álcool ou amónia, lavar com soro fisiológico, retirar os tentáculos (caso tenham ficado agarrados à pele) utilizando luvas ou uma pinça de plástico e aplicar vinagre, bandas ou água quente, para aliviar a dor, e consultar assistência médica o mais rapidamente possível”.