Última hora

Vila do Conde faz 1065 anos de História

23 Março 2018
Vila do Conde faz 1065 anos de História
Cultura
0

No próximo dia 26 de março, segunda feira, comemora-se o Dia de Vila do Conde, que assinala os 1065 anos sobre a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome de Vila do Conde.
As comemorações começam já amanhã, sábado, às 10 horas, no Convento de Santa Clara com uma visita guiada ao ex-libris da cidade. À noite, pelas 21h30 no Teatro Municipal, realiza-se a Sessão Comemorativa do Dia de Vila do Conde, especialmente dedicada à comunidade educativa do concelho, com a entrega do Prémio Escolar Municipal aos melhores alunos do ano letivo anterior. A fechar a sessão, vai haver o momento “Intermitências Culturais em Vila do Conde” pelo Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira. Para assistir ao espetáculo é necessário proceder ao levantamento de bilhetes, no próprio dia, a partir das 20h30, no Teatro Municipal, até ao limite da lotação da sala.
No dia 26 de março, segunda feira, a Loja Interativa de Turismo, o Posto de Turismo e o Albergue de Santa Clara convidam os turistas e visitantes para uma degustação de produtos regionais. Às 18 horas, na Loja Interativa de Turismo será feita uma visita guiada à exposição “Com o risco de faz um barco”.
As origens de Vila do Conde estão para lá da fundação do território português, remontando ao ano de 953 o primeiro documento escrito que refere Villa de Comite, numa carta de venda de bens por Flamula Deo – Vota, ao Mosteiro de Guimarães. Vila do Conde é, assim, um dos mais antigos termos do norte de Portugal.