Última hora

Tempestade Félix coloca litoral de Portugal em aviso laranja

9 Março 2018
Tempestade Félix coloca litoral de Portugal em aviso laranja
País
0

As condições atmosféricas vão sofrer um novo agravamento nas próximas horas no continente e também na Madeira devido à deslocação no Atlântico da depressão ‘Félix’, que se encontra centrada a Norte do arquipélago dos Açores.
O mau tempo regressou esta sexta feira a Portugal, com previsão de chuva, vento e agitação marítima fortes, com risco de formação de gelo, cheias, inundações e quedas de árvores.
A Proteção Civil adverte para a expetativa de precipitação forte e persistente em todo o território, a partir da madrugada e previsivelmente até domingo, em especial no Minho e Douro Litoral e apela para especial cuidado junto às áreas arborizadas, da orla costeira e de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros.
Devido à agitação marítima, a Proteção Civil recomenda que não se pratiquem atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.
Cinco distritos de Portugal Continental estão esta sexta feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 15 e as 21 horas.
Seis barras do continente estão esta sexta-feira fechadas a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Marinha Portuguesa e nas barras marítimas de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim as embarcações com calado superior a dois metros devem usar a barra entre duas horas antes e duas horas depois da preia-mar.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional estão a alertar para o agravamento das condições do estado do mar nos próximos dias, com ondulação entre os 8 e os 12 metros, podendo mesmo alcançar os 14 metros.
A depressão ‘Félix’ vai afetar Portugal, Espanha e França, seguindo depois na direção das ilhas Britânicas.