Última hora

Rancho do Monte de Vila do Conde faz 100 anos e candidata Chula ao Guinness

7 Março 2018
Rancho do Monte de Vila do Conde faz 100 anos e candidata Chula ao Guinness
Cultura
0

O Rancho do Monte faz 100 anos este ano e os festejos começaram a 1 março, com a exposição “Edições Monte”, na Biblioteca Municipal de Vila do Conde, e terminam a 15 de novembro, com o lançamento de um livro sobre o centenário.
O programa do centenário do Rancho do Monte de Vila do Conde é vasto, com destaque para uma candidatura ao Guinness World Records, já aprovada. Em julho de 2018, 700 pessoas vão encher a Avenida João Canavarro, mesmo no centro de Vila do Conde, a dançar a Chula, durante 5 minutos.
Carlos Pontes, presidente do Rancho do Monte, convidou todos os ranchos e grupos do concelho para o recorde do Guiness. O Rancho do Monte vai procurar colocar, mais uma vez, Vila do Conde no livro do Guinness World Records, num dia ainda a definir.
Em março, além da exposição, há uma caminhada dia 25 e seguem-se, a 15 de abril, a apresentação do Livro do Traje e a 5 de maio a sessão solene de aniversário do centenário no Teatro Municipal de Vila do Conde.
Em junho, a Marcha de São João vai ser substituída pela Marcha do Centenário e abre uma nova exposição nos Paços do Concelho sobre a história do Rancho do Monte.
Em agosto vai realizar-se o 1.º Festival FolkMonte, a 10, 11 e 12, que está a contar com todos os ranchos e grupos folclóricos de Vila do Conde.
José Coutinhas, o maior letrista do Rancho do Monte, vai ser homenageado a 16 de setembro.
O Rancho do Monte de Vila do Conde vai, ainda, lançar um CD com 10 músicas, incluindo a Marcha do Centenário.
As festas para o centenário do Rancho do Monte de Vila do Conde estão estimadas entre 50 e 60 mil euros e a associação espera que a Câmara Municipal dê um bom subsídio, “uma vez que não se trata de uma data qualquer, é um centenário”, como referiu Carlos Pontes, manifestando já ter pedido um subsídio, sem avançar valores concretos.