Última hora

Armadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim ultimam Segurança Social

5 Março 2018
Armadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim ultimam Segurança Social
Economia
0

Depois de terem sido recebidos pelo Governo há vários meses e sem terem respostas, os antigos armadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim vão protestar à porta da Segurança Social, em Lisboa, se não conseguirem uma resposta da Secretária de Estado até esta segunda feira, 5 de março.
A Associação de Profissionais da Pesca vai reivindicar, por exemplo, o fato de antigos armadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, também mestres de embarcações, receberem reformas iguais às dos pescadores, ao contrário do que a lei prevê.
Há 4 anos, a Segurança Social decidiu pagar retroativos aos reformados depois da Associação de Profissionais da Pesca fazer queixa dos anos em falta. Passados dois anos, em 2016, saiu um novo parecer a dizer que a Segurança Social só tinha que pagar retroativos a partir de 2014, embora haja mestres que já estão reformados há mais de 20 anos.
Os patrões que foram simultaneamente mestres das embarcações recebem reformas iguais a outros tripulantes, quando, garantem, teriam direito ao triplo do valor.
A Associação de Profissionais da Pesca diz que agora estão a pagar mais de um terço do valor da reforma à Segurança Social e salienta que vai reivindicar o pagamento de centenas de milhares de euros a antigos mestres armadores da pesca artesanal.
Outro dos assuntos que preocupa a Associação de Profissionais da Pesca é a pensão de viuvez para quem perde um familiar no mar.