Última hora

GNR vai multar quem não limpe os terrenos a partir de 1 de abril

20 Março 2018
GNR vai multar quem não limpe os terrenos a partir de 1 de abril
País
0

Os proprietários, arrendatários ou exploradores agrícolas têm até 31 de março para limparem os terrenos sem correrem o risco de serem alvo de multa.
O Primeiro-Ministro anunciou, depois de uma reunião com a Associação Nacional de Municípios, que só a partir de 1 de abril a GNR vai começar a fiscalizar e a levantar autos aos donos ou arrendatários que não limparam os terrenos, começando pelas áreas do país que representam maior risco de incêndio. Até lá, a GNR vai continuar com ações de sensibilização e a prestar informação às populações.
Além disso, António Costa explicou que as multas passadas a proprietários que tenham a sua limpeza agendada ficam para já suspensas, ou seja, não serão cobradas até 31 de maio. Se o dono ou arrendatário limpar o terreno até essa data, a multa será anulada. Caso não o faça, a partir do dia 1 de junho será cobrada a contraordenação.
Esta nova regra está prevista no diploma que foi aprovado em Conselho de Ministros e que recebeu luz verde de Belém. Com esta medida, o Governo acredita que será reduzido o risco de incêndios de grandes dimensões, como os do ano passado.
A distância que tem de estar limpa a partir das casas e a distância que tem de separar as árvores dos terrenos são as dúvidas mais comuns que têm sido esclarecidas através do número SOS Ambiente e Território.