Última hora

Ex-vice presidente da Câmara de Vila do Conde vai trabalhar na autarquia da Póvoa de Varzim

28 Março 2018
Ex-vice presidente da Câmara de Vila do Conde vai trabalhar na autarquia da Póvoa de Varzim
Política
0

António Caetano, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, que concorreu nas últimas Eleições Autárquicas pelo Partido Socialista à liderança da autarquia vilacondense, foi contratado para Gestor de Contrato da Câmara da Póvoa de Varzim, liderada pelo social-democrata Aires Pereira.
António Caetano foi o número dois do executivo da Câmara Municipal de Vila do Conde, liderado pelo PS, entre 2009 e 2017, nos mandatos de Mário Almeida e Elisa Ferraz, mas nas últimas Eleições Autárquicas o candidato socialista à presidência da Câmara de Vila do Conde perdeu a corrida eleitoral para Elisa Ferraz, que assumiu a condição de independente, e passou a vereador não executivo.
Na Câmara da Póvoa de Varzim, António Caetano, engenheiro civil de formação, vai agora desempenhar funções de Gestor de Contrato, com a missão de acompanhar as diversas empreitadas do município.
“É um profissional que possui uma vasta experiência em matéria de execução de contratos públicos, designadamente de empreitada, quer no lado do setor privado da construção civil e obras públicas, quer no lado de entidade pública, fruto do exercício de funções no município de Vila do Conde”, justificou Aires Pereira.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim revelou que a posição que António Caetano vai desempenhar não existia no quadro do município, mas foi criada a 1 de janeiro e vai ser, a partir de agora, “permanente e obrigatória”.
“O gestor terá a tarefa de detetar desvios, defeitos ou outras anomalias na execução do contrato, devendo, se existirem, comunicá-los ao órgão competente, propondo em relatório fundamentado as medidas corretivas que sejam adequadas”, explicou Aires Pereira.
Sobre o facto de António Caetano ter uma ligação ao Partido Socialista de Vila do Conde e passar, agora, a desempenhar funções numa autarquia com um executivo de maioria PSD, Aires Pereira diz “não causar estranheza”, apontando “um sinal de independência” e “nem seria desejável que este cargo fosse desempenhado por alguém dos quadros da Câmara, pois poderia estar condicionado, por ter estado envolvido nos processos. Deste modo, sendo alguém contratado externamente, usufrui de maior independência”.
Aires Pereira acrescentou que o contrato de António Caetano vai ter a duração de um ano, podendo ser renovado, sucessivamente, por igual período, com uma remuneração bruta de 40.800 euros, mais IVA, por doze meses, cerca de 3000 euros mensais.
Este anúncio da contratação de António Caetano foi dado por Aires Pereira na última reunião do executivo municipal da Câmara da Póvoa de Varzim.