Última hora

Enfermeira-Chefe do Serviço de Obstetrícia do CHPVVC distinguida com prémio Nascer Positivo

23 Março 2018
Enfermeira-Chefe do Serviço de Obstetrícia do CHPVVC distinguida com prémio Nascer Positivo
Local
0

A Enfermeira-Chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Irene Cerejeira, foi a vencedora do prémio de mérito atribuído, pela primeira vez, no âmbito do “Nascer Positivo” – II Encontro Internacional de Novos Paradigmas no Nascimento.
O prémio evidencia o reconhecimento do contributo da enfermeira e surge no âmbito das mudanças de paradigma do conceito de nascimento.
Irene Cerejeira, membro da Mesa do Colégio da Especialidade em Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros, define o conceito de “nascer positivo” na orgânica e no quotidiano do Serviço de Obstetrícia do CHPVVC.
O Serviço começou por implementar inovações, baseadas na evidência científica, nas sessões de intervenção em grupo sobre a preparação para o parto no solo e, depois, em meio aquático e foi institucionalizado o Plano de Parto, a Consulta Multidisciplinar do Plano de Parto, entre os casais, o médico e a enfermeira especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Com o crescimento da equipa, aumentou a oferta de melhorias à disposição dos casais à espera de bebé, nomeadamente uma preparação para a parentalidade, também atualizada e centrada nas necessidades dos casais, aliada à participação ativa de ambos no planeamento das práticas a usar aquando do nascimento dos seus filhos, concretizando-se, assim, a realização do parto ativo.
Passos seguros para a mudança de paradigma e para o facto de o Serviço de Obstetrícia se ter afirmado como referência nacional na aplicação de técnicas não farmacológicas durante o trabalho de parto e no parto, propriamente dito.
O prémio obtido chega com 500 euros que vão ser aplicados em mais formação para os enfermeiros especialistas do Serviço, tendo o galardão sido entregue a Irene Cerejeira por Rui Carrapato, médico pediatra.
A Enfermeira-Chefe do Serviço de Obstetrícia foi a mais votada entre três concorrentes na fase final, uma das quais a médica obstetra, precursora, em Portugal, do parto na água, Radmila Jovanovic, e a presidente da associação Pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e Parto, Sara do Vale.