Última hora

Comunidade de Caxinas celebrou 100 anos de Fernando da Rebina

6 Março 2018
Comunidade de Caxinas celebrou 100 anos de Fernando da Rebina
Local
0

O pescador mais velho da comunidade piscatória de Caxinas, em Vila do Conde, Fernando Matias Marques, mais conhecido por Fernando da Rebina, completou no dia 1 de março 100 anos de idade.
O dia foi de festa, com a promoção de várias iniciativas de homenagem ao conhecido pescador de Caxinas, que começou a vida no mar aos 14 anos de idade e, ao longo de uma vida inteira, cruzou os mares nas mais diversas fainas marítimas.
Durante o dia do seu centésimo aniversário, Fernando da Rebina visitou a Exposição “St. John’s, Porto de Abrigo”, que a Bind’ó Peixe produziu para o Museu Marítimo de Ílhavo, em 2016, e agora está patente, até ao final do mês de março, numa casa na Avenida Infante D. Henrique, em Caxinas, Vila do Conde.
No dia do centésimo aniversário de Fernando da Rebina foi celebrada uma missa solene na Igreja de Caxinas, presidida pelo Monsenhor Domingos Araújo, concelebrada pelo antigo pároco Reverendo Padre Vilar, seguida de um jantar que juntou familiares e amigos do centenário pescador.
A Bind’ó Peixe – Associação Cultural, associou-se à festa, que teve o apoio da Junta de Freguesia de Vila do Conde, e colocou na paragem de autocarro em frente à casa de Fernando da Rebina um mupi de homenagem.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salientou que vai levar a reunião do Executivo Municipal uma proposta para a atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao cidadão Fernando Matias Marques.
Fernando Matias Marques teve 11 filhos, 16 netos e 30 bisnetos.

Foto: Caxinas Web Tv