Última hora

Vila do Conde comemora Camélias em Flor

2 Fevereiro 2018
Vila do Conde comemora Camélias em Flor
Cultura
0

Vila do Conde é lugar de Camélias ou Japoneiras e de gente que aprecia a beleza das suas flores.
“Festejar as Camélias em Vila do Conde no Ano Europeu do Património Cultural é celebrar a dimensão estética e histórica de um património natural tão representativo de uma paisagem e de uma cultura que enaltece a importância da “flor” no seu quotidiano”, fez saber a Câmara Municipal de Vila do Conde em comunicado, acrescentando que “divulgar este património junto das populações, especialmente ao nível dos mais jovens, de forma que estes se sintam herdeiros e legítimos possuidores de um património paisagístico distintivo é uma responsabilidade, pelo que no período de 3 a 4 de fevereiro, a Câmara Municipal de Vila do Conde vai celebrar a flor da camélia na sua 4.ª edição “Camélias em Vila do Conde”.
A programação inicia no dia 1 de fevereiro, quinta feira, nos Paços do Concelho, com uma mostra de Camélias das casas dos produtores vilacondenses, que se prolonga durante o dia de sexta feira.
Também no sábado, dia 3, no Centro de Memória de Vila do Conde, vai decorrer, a partir das 14:30 horas, uma exposição de Camélias a concurso, com a atribuição do prémio “Paulino Curval” para a melhor Camélia e uma menção honrosa para a “Melhor Composição Floral/Mesa”.
No domingo, dia 4, a partir das 11 horas, o Centro de Memória de Vila do Conde abre portas para acolher o evento “Camélias para todos”. Um dia para toda a família, onde a Camélia é a rainha da festa.
A encerrar a edição deste ano, está programada, para o sábado seguinte, dia 10 de fevereiro, uma caminhada à Quinta do Alferes em Vairão, para conhecer uma Camélia centenária.