Última hora

Um forasteiro rendido à cidade de Vila do Conde

2 Fevereiro 2018
Um forasteiro rendido à cidade de Vila do Conde
Opinião
0

Início a colaboração com o projeto Renovação, agradecendo o convite do Fernando Ferreira e desejando estar à altura do desafio.
Numa breve mas necessária apresentação, nasci em 1980, cresci em Barroselas (Viana do Castelo), vivi 8 anos no Porto e desde há 10 anos que Vila do Conde me acolheu.
Será sobre Vila do Conde cidade, na ótica de um residente não Vilacondense, vulgo forasteiro, que versarei as minhas primeiras palavras nesta rubrica de “Opinião”.
Confesso que não é difícil agradar-me. Mas Vila do Conde é especial, agrada-me muito.
É uma cidade que me transmite uma energia e uma sensação de qualidade de vida muito positiva. De uma beleza natural rara, banhada por mar, por rio, rica em coletividades e tradições, com vasto património histórico, possuidora ou próxima dos bens e serviços necessários e habitada por gente de bom trato. Por entre diversos exemplos, destaco a sublimidade e história da zona ribeirinha e ruas adjacentes. Na marginal junto ao atlântico mora um espaço único em beleza e dimensão, que proporciona locais ímpares de introspeção e contacto com o mar. Ao replicar o contacto com a natureza, o parque João Paulo II personifica um sítio perfeito para sairmos da cidade mesmo dentro dela. Se pretendermos um contexto pitoresco vamos às Caxinas, local que dispensa palavras pela sua unicidade. O parque de Jogos espelha o quão possível é a prática desportiva e o lazer numa dimensão transgeracional pouco comum de observar. E ao circularmos na cidade por entre os arcos do aqueduto de Santa Clara, é-nos presente que em Vila do Conde perdura uma história viva.
Racionalmente, estes elogios sentidos não me tolhem a consciência de que há e haverá sempre realidades a melhorar.
Em jeito de repto, e porque o humano tende a não valorizar na proporção justa aquilo que lhe é mais comum, incito os Vilacondenses a sentirem-se verdadeiramente honrados por serem eles os obreiros da cidade que recebe constantes elogios proferidos pelos denominados forasteiros.
A titulo de sugestão, aprecie-se as fotografias que o Renovação pública nas redes sociais. Espelham com arte o que de mais belo há em Vila do Conde.
Um bem-haja a todos.

Miguel Meira