Última hora

Dupla com Professora da ESMAD nomeada para Prémio Internacional Lexus Design Award

27 Fevereiro 2018
Dupla com Professora da ESMAD nomeada para Prémio Internacional Lexus Design Award
Cultura
0

A Lexus Internacional anunciou os 12 finalistas do Lexus Design Award 2018. Na sua sexta edição, o concurso internacional convida jovens designers a desenvolver trabalhos com base no conceito deste ano “CO-”, que explora o potencial do design na busca de soluções e na superação de barreiras e desafios globais, através da integração harmoniosa da natureza e da sociedade.
O “Lexus Design Award” é um prémio internacional de design, que tem como alvo novos talentos de todo o mundo e que pretende estimular ideias para um futuro melhor.
A edição deste ano registou um nível de participação de mais de 1300 inscrições, originárias de 68 países. Dos 12 finalistas, quatro conquistaram a oportunidade de desenvolver o seu próprio protótipo, tendo como mentores os conceituados Lindsey Adelman, Jessica Walsh, Sou Fujimoto e Formafantasma.
Portugal conquistou um lugar nos “final four”. Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca, professora da ESMAD, Escola Superior de Média Artes e Design de Vila do Conde e da DIGITALAB, em São João da Madeira vão representar Portugal com o projeto CO-Rks, sistema que trabalha com fio de cortiça, material sustentável que recorre a computação para gerar produtos de design. Nesta fase final vão ter como mentora Lindsey Adelman.
Os quatro protótipos e os restantes oito projetos finalistas vão ser exibidos durante o Lexus Design Event, parte integrante da Semana de Design de Milão, em abril, onde os 12 projetos selecionados vão estar exibidos perante o júri e os media internacionais, onde vai ser encontrado o vencedor.
Dos 12 finalistas, apenas 4 têm a oportunidade de materializar o seu projeto para levar à Grande Final em Milão.
Na sua primeira participação, a dupla portuguesa Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca faz parte dos quatro finalistas e vai estar, já em abril, com o seu protótipo na Semana de Design de Milão.