Última hora

Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde transformado em Hotel e Centro Interpretativo

7 Fevereiro 2018
Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde transformado em Hotel e Centro Interpretativo
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde garantiu a criação de um Centro Interpretativo, a ser gerido pela autarquia, nas instalações do Mosteiro de Santa Clara, que está a ser alvo de uma candidatura ao programa Revive.
O Mosteiro de Santa Clara deve, ao abrigo do programa Revive, de recuperação e valorização do património do Estado, dar lugar a uma unidade hoteleira, mas a Câmara Municipal de Vila do Conde fez questão de que uma ala do edifício fique sempre acessível ao público.
“Teremos um Centro Interpretativo, instalado na ala nascente, que terá acesso independente e será gerido pela Câmara para receber exposições, palestras ou outras iniciativas que ajudem a contar a história deste património”, salientou Eliza Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila Conde, em conferência de imprensa.
Segundo Elisa Ferraz, esta valência vai permitir aos vilacondenses conhecerem a história do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, e terem uma porta de acesso ao mesmo sempre aberta, enquanto para os visitantes vai servir para ficarem a conhecer a história do monumento e da cidade.
Sobre o projeto hoteleiro que se vai instalar no edifício, Elisa Ferraz explicou que ainda nada está decidido e que os candidatos vão ter a oportunidade para apresentarem as suas ideias durante o ano de 2018.
“Acreditamos que será uma unidade hoteleira que pode complementar-se com outro tipo de atividades. Para ser rentável terá de ter, no mínimo, 80 camas, mas pode abraçar outras valências como spa ou outros tratamentos de saúde”, frisou Elisa Ferraz.
A autarca considera que as obras de adaptação do edifício às exigências do próximo concessionário devem durar mais de um ano, prevendo o funcionamento em pleno do Mosteiro de Santa Clara para 2020.