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Já teve oportunidade de ver o brilho de uma empresa feliz?

1 Fevereiro 2018
Já teve oportunidade de ver o brilho de uma empresa feliz?
Opinião
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Hoje já se fala em felicidade no local de trabalho, já se começa a olhar para a felicidade e satisfação dos colaboradores como um fator que influencia a produtividade e a sustentabilidade das empresas. Para que uma empresa possa ter colaboradores envolvidos deverá desenvolver várias políticas internas de forma a motivar e reter talento.
Terão todas as empresas conhecimento das vantagens de ter colaboradores motivados?
Será a satisfação no trabalho influenciada unicamente pelo salário ou, para que se consiga atingir esse patamar, é necessário bem mais que isso? Colaboradores motivados permanecem mais tempo nas empresas? Quais as mais-valias da retenção de talento?
Apresento 5 pontos que, no meu entender, são fundamentais para a felicidade dos colaboradores: equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Todos precisamos de equilibro entre a vida pessoal e profissional porque precisamos de qualidade de vida para conseguirmos estar totalmente dedicados e não completamente obrigados. É fundamental o tempo em família, o desporto, a vida social. As empresas devem respeitar as horas de trabalho dos colaboradores e sim, em alguns dias será necessário ficar até mais tarde, mas é importante que não passe a hábito.
Pergunto às empresas que recorrem a horas extraordinárias com frequência: estarão os vossos colaboradores, depois de 8 de horas de trabalho, a pensar que vão ter que trabalhar mais 1 ou até 2 horas e que por isso já não vão estar com os filhos tanto tempo quanto gostariam e quem gosta de praticar desporto já não o vai fazer. Estarão estes colaboradores motivados ou simplesmente obrigados? Não conseguiriam, os colaboradores, produzir o mesmo dentro das 8 horas se estivessem felizes no trabalho? Ambos ganham!
Reconhecimento genuíno: os colaboradores são pessoas, as pessoas merecem e devem ser ouvidas, devem ser respeitadas e devem também ser reconhecidas de uma forma genuína.
Se o colaborador tem um excelente desempenho, se está sempre disponível, se é dedicado e fala da organização que representa com orgulho merece ser reconhecido. Um aperto de mão e um “muito obrigado pela sua dedicação” não dói, não tem qualquer custo para a organização e, se for de coração, tem muito valor para quem o recebe!
O colaborador foi além das suas obrigações e até possibilidades e com isso ajudou a empresa. O reconhecimento também pode surgir como um prémio no final do mês ou ano, com “mimo” ao colaborador que por vezes não será um custo que a organização não possa suportar e, volto a referir, fará toda a diferença.
Gestão de carreira: a gestão de carreira poderá ser uma fonte de motivação. Importante começar logo no processo de recrutamento e seleção de forma a perceber se o candidato tem perfil e motivação para o cargo para o que está a ser contratado. Já quase todos ouvimos alguém dizer “o colaborador não é bom, não tem um bom desempenho!” Pois, talvez no posto de trabalho em que está não, mas, não seria mais feliz e produtivo a desempenhar outras funções?
É importante ouvir o colaborador de forma a perceber as suas motivações e objetivos de forma a ajudá-lo a crescer, evoluir, a estar feliz, e, com isso, aumentar a sua produtividade.
Bom ambiente organizacional: manter um bom ambiente organizacional, este é sem dúvida um ponto muito importante para empresas e colaboradores felizes.
Colaboradores envolvidos nos projetos, que estejam habituados a um “nós” serão mais felizes, estarão mais envolvidos e, com isso, mais produtivos.
Ações de team-building são importantes para fomentar a união e o espírito de equipa.
Sem dúvida que colaboradores motivados permanecem mais tempo nas empresas e com isso há diminuição de custos referentes a rescisões, processos de R&S, menos investimento em formação e mais equilíbro nas equipas.
É importante que todas as empresas se debrucem sobre este tema e que comecem a ver os benefícios que contribuem para o aumento da competitividade, valorização da organização e sustentabilidade.
Gostaria de finalizar com 3 palavras que, para mim, são extremamente importantes nas relações com as pessoas: ouvir, honestidade e igualdade.
Tanto poderia falar sobre este tema mas ficará para um próximo artigo.
Partilho convosco uma frase que ouvi durante todo o meu percurso académico, dita por alguém que estimo muito, e que me acompanha, sempre: “sejam felizes e façam pelo menos uma pessoa feliz!”

Maria Varela Marques