Última hora

iCon – Steve Jobs

2 Fevereiro 2018
iCon – Steve Jobs
Cultura
0

Steve Jobs ascendeu de totó proscrito, completamente dedicado à electrónica durante a adolescência, à posição de cérebro da Apple e a símbolo da revolução informática, mas acabou afastado da empresa que criou após ter caído em desgraça, reconquistando-a anos mais tarde.
Depois de ter suportado sucessivos desastres pessoais e profissionais, Steve Jobs acabou por deixar uma marca indelével na indústria do entretenimento, regressando ao topo da Apple com o extraordinário sucesso do iPod, iTunes e iPhone, recuperando a reputação de maior inovador da Era Digital.
Fazendo uso de fontes de Silicon Valley e Hollywood, Jeffrey Young, autor da primeira biografia sobre Steve Jobs, e o co-autor William Simon apresentam algumas perspetivas sobre a lendária criação da Apple numa garagem e explicam, em pormenor, a ascensão meteórica de Steve Jobs.
O renascimento de Steve Jobs começa com uma exibição do seu enorme talento para atormentar os parceiros de negócios e fazer inimigos. Ainda embaraçado por ter caído das alturas, Steve Jobs travou negociações com George Lucas para comprar a empresa de animação do realizador, por um terço do preço inicialmente pedido, e fez pressão sobre os seus sócios para que aceitassem uma modesta percentagem do que viria a ser a Pixar.
Esta biografia não autorizada revela os dois lados da intervenção de Steve Jobs na extraordinária ascensão do estúdio de animação Pixar, até à aliança sólida que estabeleceu com a Disney e recria, ainda, os confrontos entre o criador da Apple e Michael Eisner, da Disney, que puseram fim à relação muito próxima que chegou a existir entre as duas empresas.
O sucesso mais satisfatório para Steve Jobs foi o momento em que reassumiu o controlo da Apple, dez anos após ter sido afastado da empresa. Os autores analisam essa tomada de poder, a reinvenção da Apple, com o popular iMac e as transformações que Steve Jobs impôs à indústria e à cultura com os revolucionários iPod, iTunes e iPhone.
iCon é um livro essencial para quem quer compreender o modo como a Era Digital foi redefinida por Steve Jobs, o mestre das três indústrias: cinema, música e informática.