Última hora

Câmaras mostram em tempo real o que se passa na Barra de Vila do Conde

28 Fevereiro 2018
Câmaras mostram em tempo real o que se passa na Barra de Vila do Conde
Local
0

A Direção-Geral de Autoridade Marítima inaugurou esta terça feira, 27 de fevereiro, o Sistema Costa Segura Vila do Conde. A cerimónia, na Alfândega Régia, foi presidida pelo diretor-geral de Autoridade Marítima, Sousa Pereira, e pela presidente da Câmara, Elisa Ferraz.
O Sistema Costa Segura Vila do Conde, desenvolvido pela Autoridade Marítima, consiste num sistema operacional de apoio à decisão para garantir a segurança da navegação e permite monitorizar e acompanhar as formas de acesso ao mar estabelecidas para as embarcações comunitárias e estrangeiras e controlar o cumprimento do estabelecido nos avisos à navegação e fiscalizar atividades ilícitas.
O Sistema Costa Segura Vila do Conde é fundamental também em ações de busca e salvamento em barras marítimas e em zonas costeiras na jurisdição das Capitanias e facilita o acompanhamento das operações de auxílio e socorro a náufragos e embarcações.
Sousa Pereira, diretor-geral de Autoridade Marítima, reforçou a importância do novo sistema de vídeo-vigilância como fundamental também em ações de busca e salvamento em barras marítimas e em zonas costeiras na jurisdição das Capitanias.
Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, salientou o reforço da vigilância e agradeceu em nome dos pescadores.
O sistema “Costa Segura” já funciona com as câmaras instaladas no Instituto de Socorros a Náufragos de Vila do Conde e a Câmara Municipal vai ter acesso às imagens que se podem revelar fundamentais no âmbito da protecção civil.
O sistema permite ainda o controlo da navegação praticado nas barras portuguesas, acompanhamento e controlo da atividade de pesca e monitorização das embarcações da Autoridade Marítima Nacional.