Última hora

O Meu Belo Sol Interior

6 Fevereiro 2018
O Meu Belo Sol Interior
Cultura
0

A francesa Claire Denis, realizadora de filmes como Noites sem dormir, Bom Trabalho, Desejo e Obsessão, 35 Shots de Rum, Chocolate ou Uma Mulher em África, regressa aos ecrãs portugueses com a comédia romântica O Meu Belo Sol Interior.
Isabelle é uma pintora francesa, divorciada, inteligente e sofisticada, a viver em Paris, que, chegada aos 50 anos e encontrada a estabilidade em várias áreas da sua vida acredita que terá chegado o momento de procurar o verdadeiro amor. Porém, entre uma relação e outra, ela dá-se conta do quão difícil é encontrar alguém que a preencha verdadeiramente.
No início da história, Isabelle está a viver os últimos fôlegos de um caso com um banqueiro casado e arrogante. De seguida, um ator de teatro, cansado e entristecido pela vida, parece chamar a atenção de Isabelle, mas o seu estado de eterna indecisão acaba por afugentar a pintora. Numa viagem, Isabelle conhece um homem que a seduz com uma dança ao som de After All, de Al Jarreau, mas ele é da classe trabalhadora e completamente longínquo da elite intelectual a que pintora pertence e isso torna-se um obstáculo para uma relação duradora, principalmente depois da intervenção de um amigo ciumento de Isabelle. Por entre encontros e desencontros, o ex-marido da pintora faz algumas aparições, dormindo com ela e criticando o seu estilo de vida. Por fim, desesperada, Isabelle consulta um vidente e, por entre leituras místicas de fotografias, ele próprio parece estar a insinuar-se como o próximo parceiro romântico da pintora.
Segundo um argumento de Claire Denis e de Christine Angot, O Meu Belo Sol Interior inspira-se na obra “Fragmentos de um Discurso Amoroso”, de Roland Barthes.
Com Juliette Binoche a interpretar o papel principal de O Meu Belo Sol Interior, o elenco conta também com os atores Xavier Beauvois, Philippe Katerine, Josiane Balasko, Valeria Bruni Tedeschi e Gérard Depardieu.