Última hora

Assembleia Municipal de Vila do Conde debate Revive do Convento de Santa Clara

27 Fevereiro 2018
Assembleia Municipal de Vila do Conde debate Revive do Convento de Santa Clara
Economia
0

A Assembleia Municipal de Vila do Conde reuniu esta segunda feira à noite, 26 de fevereiro, em reunião ordinária, para debater 9 pontos da ordem de trabalhos agendados.
A aprovação da minuta para celebração de contrato intradministrativo de delegação de competências da Agência Portuguesa do Ambiente no Município de Vila do Conde, para efeitos do Revive e a autorização para a realização de concurso público para a concessão da exploração do Convento de Santa Clara, no âmbito do Programa Revive e posterior celebração do respectivo contrato de concessão foram dois dos temas mais debatidos na última reunião da Assembleia Municipal.
Em fevereiro de 2014, o Município de Vila do Conde celebrou, com a Direção Geral de Tesouro e Finanças, um contrato de cedência de imóvel que integra o domínio privado do Estado Português do “Convento de Santa Clara” pelo prazo de um ano, mas, em maio de 2014, por adenda ao Auto de Cedência e Aceitação, o prazo de cedência do imóvel foi alargado por seis anos, até 2020.
O Governo, por iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, lançou o programa Revive com o objetivo de promover a requalificação e subsequente aproveitamento turístico de um conjunto de imóveis do Estado com valor arquitectónico, patrimonial, histórico e cultural que não estão a ser devidamente usufruídos pela comunidade em que se inserem e, nalguns casos, encontrando-se em adiantado estado de degradação. Neste âmbito, o Convento de Santa Clara de Vila do Conde, edifício de arquitectura religiosa do século dezoito, em vias de classificação como como monumento nacional, foi integrado no Programa Revive.
A 13 de julho de 2017 foi celebrado um memorando de entendimento entre o Estado Português, a Direção Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Norte, o Turismo de Portugal e o Município de Vila do Conde, no qual foram estabelecidos os termos de colaboração entre as partes com vista à requalificação e aproveitamento turístico do Convento de Santa Clara.
A 15 de fevereiro de 2018, em reunião de Executivo Municipal, foi levado a debate o Concurso Público para a Concessão da Exploração do Convento de Santa Clara, no âmbito do Programa Revive, para ser posteriormente debatido em Assembleia Municipal, que esta segunda feira aprovou por unanimidade.
A concessão prevê a reserva de uma parte do Convento de Santa Clara para a criação de um Centro Interpretativo, cujas obras no espaço são um encargo do Concessionário, mas que a exploração fica a cargo do Município de Vila do Conde. O Concessionário assume expressa, integral e exclusivamente a responsabilidade pela elaboração dos projetos, tendo por base o programa funcional do Revive, bem como as aprovações e licenciamentos dos projetos e das atividades a desenvolver, a realização da obra e exploração das atividades.
O prazo da concessão vai ser de 50 anos e tem como contrapartida anual a pagar pelo concessionário à Câmara Municipal de Vila do Conde o montante base de 10 mil euros. O valor definido para a contrapartida a receber pela autarquia vilacondense é inversamente proporcional ao valor do investimento inicial, ou seja, quanto mais alto for o investimento inicial mais baixo vai ser o valor da renda anual.