Última hora

Assembleia Municipal de Vila do Conde debate preço da água praticado pela Indaqua

27 Fevereiro 2018
Assembleia Municipal de Vila do Conde debate preço da água praticado pela Indaqua
Política
0

A Assembleia Municipal de Vila do Conde reuniu esta segunda feira à noite, 26 de fevereiro, em reunião ordinária, para debater 9 pontos da ordem de trabalhos agendados.
O preço da água em Vila do Conde e o contrato de concessão com a Indaqua foram dos temas mais debatidos na última reunião da Assembleia Municipal.
Em 2008, a Câmara Municipal de Vila do Conde adjudicou a gestão da água à empresa Indaqua, para uma concessão de 40 anos, e com a entrada do ano de 2018 a fatura aumentou cerca de 5%.
No período antes da ordem do dia, o PSD fez uma interpelação à presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, sobre o preço da água. Luísa Maia disse que Vila do Conde é o 3.º município da Área Metropolitana do Porto com a fatura mais cara da água e questionou o Executivo Municipal se, nos últimos encontros com a Indáqua, aprovou o mais recente aumento de cerca de 5% na fatura. Um dos exemplos apresentados pelo PSD foi o Município de Matosinhos, onde a Indaqua cobra perto de metade do preço da água cobrado em Vila do Conde.
Elisa Ferraz frisou que o assunto do preço elevado da água em Vila do Conde é um assunto que preocupa toda a comunidade e que a Autarquia está a acompanhar, junto da Indaqua, esta questão, salientando que está a promover uma assessoria com uma empresa externa para analisar o contrato da água para tentar reverter a situação, mas lembrou que a Indaqua só está a cobrar aquilo que o contrato assinado entre ambas as partes prevê.
O PS defende que a autarquia tem que negociar com a Indaqua o preço da água. Abel Maia lembra que a redução do preço da água em Vila do Conde foi uma promessa de Elisa Ferraz na última campanha eleitoral e, por isso, o que o PS pede é que se cumpra essa promessa.
Uma das possibilidades para renegociar o preço da água em Vila do Conde pode ser a Câmara Municipal deixar de receber o valor da renda que a Indaqua paga pela utilização das infraestruturas que já existiam no concelho aquando da assinatura do contrato.